Rio Guide Rio Bussiness Rio Attractions Rio Services  
 

Buscar
            
Rio de Janeiro
+21...+26° C

 

     

 

Americano conta porque trocou EUA pelo Brasil  

 

O escritor americano John Clites mora no Brasil há vários anos. Abaixo, ele explica porque trocou a terra do Tio Sam pelo nosso país.


Quase invariavelmente, uma das primeiras perguntas que um novo conhecido brasileiro me faz é: "Por que você se mudou para o Brasil?"


E muitas vezes eu percebo um toque de incredulidade por trás da pergunta: Por que eu, um cidadão dos EUA, quero viver no Brasil?


Para mim, este incredulidade mal disfarçada é intrigante, porque enquanto um * americano poderia certamente perguntar para um brasileiro "O que trouxe você para os EUA?", um americano nunca vai questionar a decisão do brasileiro.
 

E é aí que está o que eu percebo uma grande diferença entre brasileiros e americanos. Os americanos são imensamente orgulhosos de seu país, e não sem razão - embora a média americana certamente se beneficia de um toque de humildade e de uma visão de mundo mais ampla.

 

O escritor John Clites largou tudo nos EUA para vir morar no Brasil


Os brasileiros, por outro lado, muitas vezes revelam ambivalência sobre o seu país, e pode tender a se concentrar em seus aspectos negativos. Enquanto o nacionalismo pode ser forte durante a Copa do Mundo, em outros momentos brasileiros podem sofrer de um complexo de vira lata.
Então, como posso responder a essa pergunta é inevitável? Por que eu me mudei para o Brasil?


Eu sempre respondo da mesma maneira: Por causa de sua beleza natural, e por causa de seu povo.


Praticamente qualquer pessoa que visite o Brasil vai falar sobre a beleza natural deste país. É difícil falar de uma paisagem que não exista neste país extenso e diversificado: praias, claro, mas também sertões áridos, floresta úmida tropical, montanhas costeiras, campos vastos, e  zonas úmidas sazonais. E não vamos esquecer as cachoeiras. Se você contemplar uma vez as Cataratas do Iguaçu, você vai guardar na memória essa imagem para sempre.


Como um aficionado de fotografia, eu me apaixonei pelo Brasil. Outros países (o meu USA nativo é um exemplo) podem até rivalizar com o Brasil no quesito beleza, mas eu nunca visitei um país que o supere.


E assim tem sido sempre um pouco confuso para mim que os brasileiros mostrem uma preferência por viagens ao exterior em vez de viagens dentro de seu próprio país. Eu conheço mais lugares do Brasil do que muitos brasileiros. (Embora eu deva admitir que muitos dos meus amigos brasileiros também conhecem New York City muito melhor do que eu!). No entanto, parece-me que cada vez mais brasileiros estão começando a explorar mais o Brasil. Não tenho dados para confirmar esta afirmação, mas parece-me ser verdade. Eu certamente espero que sim. Brasileiros devem apreciar e valorizar o seu país.


E o que dizer do povo do Brasil? O que eu gosto neles? Os brasileiros costumam me dizer que eles consideram seus compatriotas rudes e ignorantes.


Vamos ser honestos: Muitos brasileiros não tem cultura e boas maneiras. Mas você pode me apontar um país onde isso não exista?
 

E os brasileiros como um povo possuem uma série de características positivas. Eles são alegres e otimistas, pelo menos exteriormente. Eles tendem a ser positivos, sempre acreditando que as coisas vão melhorar.


Uma característica dos brasileiros, que como estrangeiro eu mais aprecio, é a forma como os brasileiros são acolhedores. Um estrangeiro nos EUA pode se sentir bem-vindo, ou pode não se sentir;  depende realmente de onde ele está e quem ele passa a conhecer. Mas os brasileiros são quase sem exceção receptivos - como o provam os muitos comentários positivos feitos pelos turistas estrangeiros durante e após a Copa do Mundo de 2014.


Os brasileiros me aceitam aqui e me fazem me sentir bem-vindo, mesmo que muitas vezes, estejam em desacordo com a política externa americana. Eles são inteligentes o suficiente para distinguir uma pessoa do governo de seu país. Eu gostaria que mais americanos pudessem fazer essa distinção.


Os brasileiros também gostam de ajudar os outros. Considere o seguinte: Quando me mudei para o Rio, eu tive que pedir diariamente orientações para chegar em lugares. Não me lembro de uma única vez - nenhuma - em que a pessoa a qual me aproximei não parou para me ajudar. Mais de uma vez a pessoa se aproximou de mim, e ainda chamou alguém para consultar!  Brasileiro gosta de ser útil. (Eu suspeito que, por vezes, eles fazem isso porque isso faz com que se sintam bem consigo mesmos, mas então, por que não?)
 

Além de sua beleza e seus habitantes, o Brasil tem muito potencial. Sim, ele ainda não foi plenamente concretizado, mas eu acredito que vai ser. (Talvez o otimismo brasileiro esteja passando para mim!).  Apesar das atuais dificuldades econômicas, o futuro parece ser bom para o Brasil, especialmente quando você compara a sua situação com a de outros países. Ele tem terra e água abundante - dois recursos que são cada vez mais escassos em todo o mundo. O Brasil tem um clima geralmente quente e agradável, e não é atingido por terremotos, tornados e furacões. Ele tem grandes reservas de minerais e, agora, petróleo e gás.


O Brasil também possui um patrimônio rico e diversificado, que criou uma cultura vibrante e original. Muitos gêneros musicais brasileiros são apenas uma parte dessa cultura. Eu admiro como o Brasil conseguiu incorporar aspectos de outras culturas sem esquecer quem ele é.
Há muito mais que eu gostaria de escrever; no entanto, o espaço pede que eu parar por aqui. Mas você ainda vai ouvir falar de mim novamente.
Porque eu estou aqui para ficar!

 

texto por John Clites  (tradução: Roberto Carelli)

contato com o autor
 

 

 

Copyright 2012 -2014 - IssoeBrasil.com.br