Comunidade do Guará vai ganhar reforma da base do SAMU

  

A Saúde tem tido uma atenção especial do Governo do Distrito Federal juntamente com a Administração do Guará. Em entrevista coletiva concedida na última terça (25), foi anunciado que a base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) será reformada e ampliada.

O investimento será de 80 mil e a previsão é que as obras comecem ainda esse ano. Seguindo exigências, a Base do Samu passará por reforma para se qualificar dentro do padrão exigido.

A administradora do Guará Luciane Quintana comentou sobre a aproximação da base com a população. “A transferência da base de atendimento emergencial do Samu vai beneficiar a comunidade próxima das QE's 38, 42,44,46 com a ocupação do salão comunitário da QE 42. A presença do poder público mais perto dos moradores trará mais segurança e participação da população, lembrou Luciane.

O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), comentou essa nova fase para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade. “Essa obra vai significar melhores condições de trabalho para nossos heróis, que socorrem tantas pessoas todos os dias. Pensamos neles e na comunidade também, porque o Guará precisa muito”, disse o parlamentar.

A auxiliar administrativa Carla Freitas (37) afirma que essa demanda já era muito antiga dos moradores da cidade. “Todo investimento em saúde é importante, pois é o serviço mais solicitado por nós moradores, juntamente com a educação. Certamente esta base trará avanços relevantes aos serviços do Samu. Estamos felizes com essa reforma, obrigado ao poder público que nos ajudou e atendeu”, comenta Freitas.

O designer Luis Fernando Gomes (25) disse que a nova base do SAMU vai ser muito importante para os moradores do Guará. “Agradeço o deputado Delmasso por esse investimento na saúde pública. Essa base vai ser essencial para melhorar o atendimento aqui no Guará e os serviços dos profissionais do SAMU, que terão melhores condições de trabalho.”

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde e realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito depois da ligação para o número 192, que é gratuita.