5 benefícios do sexo para a saúde e beleza da pele



O sexo promove a liberação de hormônios que melhoram a aparência da pele e cabelos


Foto: Renan Oliveira.

É comum notar mudanças na fisionomia - e em outros aspectos variados - de uma pessoa que faz sexo ativamente. São mudanças que podem estar relacionadas à atitude e à confiança, mas também são notáveis alterações mais palpáveis, como um "brilho" relacionado ao vigor físico ou à aparência, com uma pele mais bonita ou o cabelo mais sedoso, por exemplo.

Para a dermatologista Bárbara Carneiro, membro da Associação Brasileira de Medicina Estética, alguns cuidados importantes podem ser adotados para melhorar ainda mais os benefícios da prática sexual para a pele.

"Entre esses cuidados estão: antes da relação sexual, realizar uma limpeza íntima, uso de roupas íntimas confortáveis, evitar roupas apertadas e depilação. Após a relação sexual, fazer a higiene íntima, tomar banho, beber bastante água e evitar a ducha íntima, se possível," explica Bárbara.


Além dos cuidados, a prática sexual por si só também tem influência positiva sobre o aspecto da pele. Conheça alguns dos benefícios:


1 - Melhora da oxigenação

A prática sexual promove uma melhora na circulação sanguínea e na oxigenação, beneficiando a aparência em diversos aspectos. Por conta desse processo, por exemplo, a pele, o cabelo e as unhas ficam mais bonitos, brilhantes e sedosos.

2 - Limpa as impurezas

Como qualquer atividade que exige algum investimento físico, é natural que durante o sexo as pessoas suem. De acordo com Bárbara, isso é positivo, pois o suor "limpa" as impurezas da pele, promovendo uma renovação celular.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3 - Tem ação anti-idade

Outro benefício que o sexo pode trazer para a pele é que ele ajuda na produção da proteína que conhecemos como colágeno, responsável pela sustentação e elasticidade ao tecido cutâneo. Dessa forma, fornece uma "ação anti-idade".

4 - Reduz o estresse

Ter relações sexuais pode diminuir o estresse, tendo impacto físico, estetico e emocionalmente. O estresse emocional tem alta influência na produção hormonal, sendo capaz de aumentar a liberação de corticoide endógeno (cortisol, cortisona e corticosterona) e adrenalina.

Dessa forma, pode deixar a pele mais oleosa e acneica. Além disso, o estresse também pode levar à imunidade baixa, com a pele mais predisposta a doenças e infecções.

5 - Melhora a textura da pele e cabelos

Outro benefício das relações sexuais para o corpo é a liberação de hormônios e neurotransmissores. Durante o sexo, ocorre um aumento da produção de ocitocina e liberação de endorfina, promovendo sensação de bem-estar e eliminando toxinas. Além disso, é comum um aumento da liberação do estrógeno e testosterona, responsáveis pela melhora da textura da pele e dos cabelos no pós-sexo.

Sexo é saúde

8 benefícios do sexo para a saúde

Entenda o que acontece com seu corpo quando se para de fazer sexo

Seu corpo aproveita o orgasmo mesmo após o sexo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem