Atendimento odontológico online na pandemia

ONG SOS Dental cria aplicativo para que pessoas com dor de dente façam consultas de urgência com dentistas

 

A procura por atendimento dentário na rede pública caiu em média 83,5%, desde o início da pandemia, segundo pesquisa feita pelo programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

É uma queda absurda num país em que a saúde bucal é deficiente e causa de complicações para várias doenças. No caso de infecções, por exemplo, o sangue e a saliva entram em contato direto aumentando o risco de contaminações graves, com reflexo em outras partes do corpo. "Com esses dados, é possível concluir que o brasileiro está mais exposto ao agravamento de doenças por conta da falta de cuidados e atenção à saúde bucal", avalia o dentista e empresário Marcelo Schettini.

 

O aplicativo SOS Dental é um Guia interativo em que as pessoas, com uma urgência dentária, podem ter uma orientação imediata e gratuito sobre o que fazer para dor de dente, que cuidados devem ter para tratar uma infecção ou como aliviar a dor de dente quebrado. "Mais do que um remédio para dor dente, a ideia desse atendimento inicial é identificar a gravidade dos casos e orientar o paciente sobre o que fazer, se é preciso buscar ajuda profissional imediatamente, qual profissional é o mais indicado para o problema dele e onde encontrar esse tipo de ajuda na região onde ele mora, seja na rede privada ou associada ao SUS".

 

Aplicativo conta com sistema de localização geográfica

 

O crescimento da procura por atendimento on-line, como forma de enfrentar as limitações impostas pelo distanciamento social, é um ponto importante para que o usuário possa se beneficiar da tecnologia usada na plataforma. Os desenvolvedores usaram um sistema de localização baseado no endereço da pessoa e a posição de antenas de telefonia móvel para apontar com precisão os locais disponíveis para onde os casos mais graves possam ser encaminhados. Os dentistas estão de plantão 24 horas e prontos para o atendimento via chat. 

 

Como baixar o aplicativo

 

Disponível para IOS e Android, o aplicativo SOS dental pode ser baixado sem qualquer custo pelo usuário. Uma vez instalado, o paciente, com uma emergência odontológica, solicita um atendimento. De imediato, a plataforma pede que o paciente posicione a câmera para a boca e tire uma foto do dente com problema. Na mesma tela, o usuário descreve o que está sentindo e tecla para falar com um dentista por meio de chat de mensagens. Antes de seguir no atendimento, aparece uma tela de anamnese, no questionário o usuário deve informar se sofre de alguma doença, se tem alergia, se toma algum medicamento de uso contínuo, se está com a boca inchada e com pus. Ele deve informar o nome completo e a cidade onde se encontra. "A rede de dentistas voluntários que temos hoje permite que possamos atender qualquer pessoa, em qualquer dos municípios brasileiros. Essa capilaridade acaba sendo fundamental para viabilizar e potencializar os resultados dos atendimentos", acrescenta Marcelo.

 

Além disso, o aplicativo tem a opção para os dentistas se cadastrarem para receber os clientes sem custo.

 

Parcerias com prefeituras

 

Até julho o acesso ao atendimento dentário emergencial no aplicativo SOS DENTAL será gratuito. Mas a ONG já está em contato com prefeituras que desejam implantar esse modelo de atendimento, permitindo até que a marcação de consultas odontológicas na Rede Pública do município seja feita através da plataforma. "Já iniciamos contatos com prefeituras que se interessaram pelo projeto em diferentes regiões do país, como União dos Palmares, no interior de Alagoas, São João de Meriti, Nova Iguaçu e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e nas cidades de São José dos Pinhais e Curitiba, no Paraná, entre outras", afirma o presidente da ONG SOS DENTAL.

 

Um projeto premiado

 

ONG SOS DENTAL foi criada em 2008 para levar atendimento odontológico gratuito para comunidades pobres e logo se tornou um sucesso. Em mais de 10 anos desenvolveu ações que beneficiaram mais de 160 mil pessoas em 29 países da África, Ásia e América Latina. No Brasil, o atendimento em comunidades pobres do Complexo do Alemão, Arará; Pavão-Pavãozinho; Maré; Acari; Caixa D’ água; São Januário; Rocinha e Jacarezinho, no Rio de Janeiro e em comunidades do Rio Purus, no Amazonas, e Mato Grosso, deram a ONG SOS Dental o título dado pelo Sebrae de "melhor negócio do ano" no terceiro setor. E a ser finalista de prêmios reconhecidos como o Brazil Foundation e do Google Negócios Impacto Social. "Cada projeto que a gente desenvolve e cada resultado que alcançamos ficamos mais perto do nosso propósito, que é garantir que o atendimento odontológico no Brasil esteja acessível a todas as pessoas. Hoje 56% dos dentistas estão concentrados em apenas 3 estados. Com uso da tecnologia e iniciativas que promovam a inclusão das pessoas na rede de atendimento, talvez possamos começar a equilibrar esse jogo", finaliza Marcelo.

Sobre SOS Dental

Fundada em 2008, a SOS Dental Social é uma Organização Social de Interesse Público que visa proporcionar atendimento odontológico para as populações pobres. Esta ação só é possível porque a ONG SOS Dental tem um consultório portátil que permite que o paciente seja atendido em qualquer local. Isso significa que nós não servimos apenas as comunidades, mas também as pessoas que tem dificuldades de acesso ao atendimento odontológico, como crianças e adolescentes em internatos, clínicas de reabilitação, creches, escolas, casas de apoio, instituições de caridade e grupos com dificuldades de locomoção.

 

Instagram: @grupo_sosdental
Facebook: https://www.facebook.com/sos.dental.9
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/sos-dental/
Site: https://sosdental.com.br/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem