Ibaneis libera saunas e churrasqueiras de clubes



Decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), prevê normas de segurança e volta ao trabalho de idosos com mais de 60 anos e pessoas com comorbidades um mês após a segunda dose da vacina

Fotos> Bernardo Oliveira.

Salões de festas, saunas e churrasqueiras de clube poderão voltar a funcionar, desde que cumprindo normas sanitárias de segurança. O uso desses espaços, fechados desde o início da pandemia, foi autorizado em decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (18). A medida foi antecipada em entrevista coletiva da Secretaria de Saúde na tarde desta quinta (17), no Palácio do Buriti.

O novo decreto também autoriza o retorno ao trabalho presencial de pessoas acima de 60 anos e com comorbidades a partir de 30 dias após a imunização com a segunda dose da vacina contra covid-19. Considerados de risco, esses grupos estavam em teletrabalho desde março de 2020, como medida de proteção à saúde.

"Era um pedido que vinha sendo feito porque alguns segmentos já não estavam contratando trabalhadores com essas características. Por isso será feita essa alteração", explicou o secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha.

Cursos, academias e escolas

Também pelo ato – assinado pelo governador Ibaneis Rocha – serão concedidas licenças eventuais para a realização de cursos profissionalizantes e de capacitação, desde que respeitados os protocolos de segurança das escolas, universidades e faculdades, previstos em decretos anteriores.

Nas academias de ginástica e de centros de atividades físicas, as catracas de acesso poderão ser reativadas, porém sem a utilização do sistema de biometria. O ato também altera o espaçamento entre as carteiras nas escolas, tanto públicas quanto particulares, de 1,5 metro para 1 metro. A medida segue o padrão adotado em norma do Ministério da Saúde.

 

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem