Contrato de performance da Valmet contribuiu para 15 meses sem paradas em caldeira de recuperação da Eldorado

 

Planta da Eldorado, em Três Lagoas (MG). Créditos: Divulgação 

Em 2019, a Eldorado Brasil, uma das maiores fábricas de celulose do mundo, e a Valmet iniciaram um Contrato de Performance incluindo a solução Valmet Industrial Internet (VII) Production Capacity para otimizar a capacidade de produção da caldeira de recuperação e recuperação química. A solução combina controles de processo avançados para otimização da sopragem de fuligem, otimização da combustão e otimização da qualidade do licor verde e serviços remotos do Valmet Performance Center. O contrato também inclui o suporte de uma engenheira local para otimização.

Solução completa de otimização para caldeira de recuperação

Ao longo de 2020 e 2021, o escopo do acordo foi estendido com o Monitoramento de Desempenho da Caldeira de Recuperação para monitorar os indicadores de desempenho (KPIs) mais importantes na operação e o Dynamic Centerline Advisor para a Caldeira de Recuperação para aprimorar os modelos em execução.

O modelo de contrato é baseado em indicadores de desempenho e foi desenvolvido em conjunto com a Eldorado Brasil. Estudos para otimizar o consumo de vapor de sopragem começaram em 2018, o ano anterior à instalação real. Embora economias substanciais de vapor tenham sido identificadas no estudo inicial, a coleta de dados mais detalhados mostrou os possíveis benefícios em implementar uma solução de otimização completa para a caldeira de recuperação.

Os principais indicadores de desempenho do contrato foram acordados em redução do vapor de sopragem de fuligem, estabilidade de produção e uma campanha de caldeira de 15 meses sem a necessidade de parada da caldeira para lavagem, o que aumenta a disponibilidade de produção de toda a planta. Além dos KPIs definidos em contrato, também são realizados esforços para melhorar o desempenho como um todo, o que gera ações de controle das emissões e aumento do grau de redução, por exemplo.

Todos os objetivos foram alcançados na primeira fase

De acordo com o Gerente Funcional de Recuperação Química da Eldorado, João Vitor Oliver, todos os objetivos foram atingidos na primeira fase do projeto. “Acreditamos muito neste modelo de trabalho, pois aproxima o fornecedor de nossas rotinas e prevê a racionalização das operações. No caso da caldeira de recuperação, por ser uma área estrategicamente importante para o aumento da capacidade produtiva, conseguimos aumentar a eficiência de queima e, ao mesmo tempo, preservar a segurança dos colaboradores”, afirma Oliver.

Suporte especializado no local e remotamente

A Eldorado é pioneira na combinação de aplicações avançadas de controle de processo com suporte de especialistas locais e especialistas do Valmet Performance Center, que usam aplicações de analítica que fornecem informações sobre a produção. “Ter um único fornecedor para todas essas soluções, além de ter um residente em campo, é fundamental para o fluxo de informações mais otimizado e para maior agilidade e assertividade na tomada de decisões”, analisa Oliver.

“O contrato é um sucesso”

Segundo Oliver, um dos principais desafios para a implantação do projeto foi a aliança dessa iniciativa com as melhorias já existentes, sem interferir na segurança dos colaboradores e na integração das equipes. “Mesmo com tais obstáculos, podemos dizer que o contrato foi um sucesso. Nós confiamos na Valmet por possuir um corpo técnico muito qualificado e também por ser a nossa fornecedora nas tecnologias para caldeira. Além disso, está alinhada aos nossos valores como empresa, pois sabemos que, mesmo com os objetivos já alcançados, a busca por melhorias continuará sendo frequente durante a vigência do contrato”, explica Oliver.

“Os resultados alcançados no contrato da Eldorado mostram realmente que a cooperação entre as empresas faz toda a diferença. Do lado da Valmet, sentimos muita liberdade e abertura para abordar as possibilidades de melhoria e o time da Eldorado sempre se mostra disposto a debater e, uma vez acordado, apoiar a implementação de mudanças. Quando trabalhamos juntos, não parece que somos fornecedores e clientes, mas sim um time trabalhando por um objetivo em comum”, acrescenta a coordenadora especialista de Aplicações da Valmet, Nathalia Leme.

Outras áreas potenciais para Contratos de Performance

Com o sucesso da implementação de controladores avançados de processo (APCs) para a caldeira de recuperação, Oliver também prevê a modalidade desse tipo de Contrato de Performance com a Valmet para outras áreas da fábrica de celulose em Três Lagoas. “Temos alguns setores que podem se beneficiar desse tipo de APCs, como a planta de evaporação, que não tem controles avançados. Então, vemos a possibilidade desse tipo de parceria com a Valmet em outros segmentos no futuro”, acrescenta.

Valmet Customer Portal facilita a comunicação

Outra ferramenta que tem facilitado a rotina da equipe da Eldorado é o Valmet Customer Portal, uma plataforma colaborativa e um espaço de trabalho personalizado, que facilita o acesso a todos os serviços digitais oferecidos. Segundo Oliver, a ferramenta centraliza as principais informações da operação e facilita a comunicação entre fornecedor e cliente.

“Essa é uma tendência que veio para ficar no mercado. Desde a implantação, o portal nos ajudou a centralizar dados como KPIs, relatórios, rastreamento de pedidos e facilitou o treinamento virtual de nossos colaboradores ”, finaliza.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia. A visão da Valmet é se tornar líder global no atendimento aos clientes. O escopo completo de fornecimento inclui fábricas de celulose, linhas de fabricação de papel, cartão e tissue, além de plantas para geração de bioenergia. Os serviços abrangem desde manutenção e peças de reposição até melhorias nas fábricas. Já as avançadas soluções em automação da Valmet englobam desde simples medições até projetos de automação completos em toda a planta fabril, otimizando o uso de matérias-primas e energia. A Valmet possui mais de 14 mil colaboradores em todo o mundo e, na América do Sul, opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.