Sistema REGENERA entrega solução de manejo integrado, que proporciona o reequilíbrio do sistema agrícola

 

Buscando contribuir com o desenvolvimento da agricultura brasileira, a Gênica, indústria de bioinsumos focada em resultados, qualidade e inovação sediada em Piracicaba (SP), apresentou recentemente ao mercado um sistema integrado regenerativo, que oferece ao agricultor, a partir de um diagnóstico completo da sua lavoura, um protocolo exclusivo com soluções biológicas focado em resultados, nomeado “Sistema REGENERA”.

“Dentro das ações indicadas para melhorar o equilíbrio dos sistemas e oferecer melhores resultados à produção agrícola está o uso de bioinsumos, que têm crescido no mercado, mas que ainda pode ter seu potencial ampliado. Por isso, desenvolvemos o Sistema REGENERA, cuja função principal é catalisar essa alteração no manejo para que possamos adotar um sistema regenerativo, que permita o aumento da diversidade de microrganismos na lavoura”, explica o gerente de Marketing da Gênica, Gerson Marquesi.

Números do mercado indicam que as vendas dos produtos biológicos devem atingir um faturamento de aproximadamente R$ 5 bilhões no Brasil, até 2025, previsão que tem como base dados da indústria de produtos biológicos, a partir das soluções registradas no Brasil e da evolução do mercado nos últimos três anos. “Esses números refletem a aceitação cada vez maior dos produtores rurais do país em relação à tecnologia como uma estratégia fundamental no manejo integrado de pragas na produção de alimentos”, pontua Marquesi.

Para o Prof. Dr. Antonio Luis Fancelli (Sistemas de Produção – ESALQ/USP), promover o equilíbrio dos sistemas agrícolas permite potencializar a produção. “As técnicas utilizadas atualmente, como a monocultura, são parte de estratégias simplistas que podem gerar instabilidade e desequilíbrio nos sistemas agrícolas. Isso porque trabalhamos com baixa diversidade e complexidade, situação que resulta em problemas relevantes para a produção, como o surgimento de plantas daninhas, que podem ser vistas como uma tentativa da natureza de diversificar as plantas disponíveis naquele espaço”, explica Fancelli.

Nesse contexto, o especialista em solo, Prof. Dr. Fernando Andreote, (Microbiologia do Solo – ESALQ/USP) ressalta a importância de investir na qualidade do solo com soluções que auxiliem no aumento da complexidade do ambiente e que sejam menos agressivas. “Temos assistido cada vez mais o crescimento do uso de produtos biológicos nos sistemas de produção agrícola que, quando utilizados de forma aditiva às técnicas já tradicionais na agricultura, passam a oferecer melhores resultados. Essas soluções apresentam melhorias significativas para a biologia do solo e, consequentemente, para a produtividade, tanto em quantidade como em qualidade. Isso porque devolvem ao solo uma condição mais próxima da original, ocasionando menor incidência de pragas e doenças e melhorando o enraizamento das plantas”, pontua Andreote.

Tecnologia a favor da regeneração da agricultura

Por meio das soluções já existentes no portfólio da empresa, a Gênica pretende, com o Sistema REGENERA, oferecer manejos regenerativos que constituam um sistema mais estável, de acordo com a necessidade de cada cliente.

“Temos que parar de pensar de maneira pontual e estruturar um sistema mais integrado e robusto para melhorar a produtividade e a rentabilidade da agricultura”, enfatiza Gerson Marquesi.

Os pilares desse sistema compreendem no diagnóstico da diversidade biológica do sistema, por meio da plataforma Agri-Analysis; a capacitação, por meio de treinamentos com grandes nomes do agronegócio brasileiro, no Gênica Biotech School, e a indicação das soluções do portfólio da empresa.

“Apesar de ser um tema ainda recente nas lavouras do Brasil, o uso de bioinsumos tem apresentado ganhos consideráveis aos agricultores, pois oferecem maior efeito residual e rentabilidade no campo. Esse é o nosso objetivo com o REGENERA: oferecer a melhor tecnologia ao produtor, de forma integrada e eficaz”, finaliza o gerente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem