Valid oferece solução e-Diploma para as instituições de ensino superior

 




 

 A obrigatoriedade do e-Diploma a todas as instituições de ensino superior foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 01 de março de 2021, dando o prazo até de 31 de dezembro de 2021 para que todas implementem o diploma digital (RN).

O objetivo é reduzir os casos de fraudes com a emissão falsa de certificados e diplomas, bem como agilizar o processo de emissão desse tipo de documento. É importante ressaltar que a instituição de ensino pode continuar fazendo sua emissão física de diplomas, porém, a versão digital é obrigatória.

A Valid, empresa multinacional brasileira especializada em identificação, conta com o e-Diploma, uma solução que está totalmente alinhada às regras estipuladas nas Portarias 1.095/2018 e  554/2020 que regem a obrigatoriedade de emissão de diplomas e documentos acadêmicos em meio digital em todo o Brasil.

Entre as vantagens na implantação do e-Diploma estão a possibilidade de ser integrado aos sistemas internos das instituições de ensino, além de contar com um serviço completo de assinatura digital com certificado A3 por meio do VSigner e fácil comunicação integrada via API. Outro aspecto importante do e-Diploma é a política de assinatura, tecnicamente conhecida como AD-RC, que exige o uso de um Carimbo de Tempo homologado na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil.

Vale ressaltar que as instituições de ensino que utilizarem a solução e-Diploma só terão benefícios. O primeiro é a grande redução de custos relacionados à impressão e envio de documentos. Com o diploma digital esse problema é eliminado, pois o documento pode ser enviado em meio on-line para o formando, que decidirá se vale a pena imprimir ou manter documento arquivado em um computador ou celular.

Outro ponto que merece destaque é o fato de secretarias acadêmicas lidarem todos os dias com um grande volume de documentos impressos. São muitos os processos que envolvem o manuseio de certificados e diplomas em papel, demandando, assim, inúmeras assinaturas dos responsáveis. Ao utilizar o e-Diploma, esse procedimento passa a ser realizada por meio do certificado digital, com assinatura eletrônica, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para assinar cada um dos documentos. 

E o ganho em eficiência e produtividade estão garantidos, pois toda a migração de processos manuais será mais ágil com a assinatura digital de documentos educacionais. Vale incluir também a questão da mobilidade, que é um benefício que atinge tanto a instituição de ensino quanto o próprio aluno, porque não será necessária a presença física do estudante, e nem do reitor para assinar os documentos.

Alexandre Okamoto, Gerente de Vendas de Soluções da Valid, destaca que o e-Diploma foi desenvolvido pensando em todas as particularidades das instituições de ensino para que estas estejam adequadas à legislação e, principalmente, que estejam seguras de ter uma solução implementada totalmente protegida contra fraudes e falsificações.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem