Aniversário de 124 anos da capital mineira será comemorado com o Festival Cantos de Beagá



A cidade de Belo Horizonte é conhecida pelos seus diversos pontos turísticos e nada melhor do que conhecê-los através da gastronomia e da cultura. Para valorizar o que a capital mineira tem de melhor, a quarta edição do Festival Cantos de Beagá acontece nos dias 10 e 11 de dezembro (sexta e sábado), com ciclo de palestras, apresentações musicais, vídeos turísticos, pintura ao vivo, uma verdadeira experiência gastronômica pelo Centro de Belo Horizonte e uma ação piloto de turismo inclusivo. A festividade, que comemora os 124 anos do município, terá como espaço principal o Sesi Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600 - Centro), mas passará por outros locais icônicos da cidade e será apresentado no formato presencial com participação gratuita e tradução em libras.

De acordo com Lúcia Rêgo, diretora da Favo Cultural, empresa realizadora do projeto, a intenção é, além de comemorar o aniversário da capital mineira, mostrar um pouco da riqueza cultural e gastronômica, além de valorizar o potencial turístico. "Fizemos questão de gravar os vídeos musicais em pontos turísticos que retratam a nossa Belo Horizonte, trazendo artistas queridos que refletem a nossa mineiridade, como Paulinho Pedra Azul, Ladston do Nascimento, Tadeu Franco e Bárbara Barcellos. Aliás, a Bárbara vai lançar durante o evento uma música inédita em homenagem a BH", revela.

Com a apresentação de Fernanda Izidoro, o festival é uma realização da Favo Cultural, patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.

Ciclo de Palestras

As palestras gratuitas e com emissão de certificados serão apresentadas no dia 10 de dezembro (sexta-feira) na Sala Multiuso Prédio B do SESI Museu de Artes e Ofícios. A primeira será a 'Tendências no Turismo: Inovação e Criatividade' que traz o conferente e docente do Senac Minas, Saulo Lisboa, das 14h às 16h. Já a segunda, 'Turismo Inclusivo, Turismo de Todos', acontece das 16h30 às 17h30 e terá, também, como discursador Saulo Lisboa.  Dando sequência à programação, o público terá a palestra, 'BH encanta com seus sabores!', com a conferencista e docente Carolina Figueira. A apresentação acontece das 17h45 às 18h45.

Vídeos turísticos

O público ainda vai conferir vídeos turísticos da cidade, que unem a música aos pontos turísticos da capital. O objetivo é divulgar Belo Horizonte para o Brasil e reforçar a ligação dos moradores com a cidade. Com a participação de quatro artistas mineiros, a programação é composta por quatro clipes, gravados na Praça da Liberdade, Praça do Papa, Mirante do Mangabeiras e Parque das Mangabeiras, com os artistas Paulinho Pedra Azul, Ladston do Nascimento, Tadeu Franco e Bárbara Barcellos, esta última, com um lançamento inédito durante o festival para celebrar o aniversário da capital mineira.

 

Confira a letra de Bárbara Barcellos

Belo Horizontina

Te ver tão linda assim

Tanta inspiração me leva longe

Em ti Belo Horizonte

Onde vejo surgir poetas e canções nascidas

Dentre bares, seus luares e estações

Vou sair a vagar na noite de ilusões

Te envolver em cantos do coração

Tocar suas esquinas...

Seus encantos

Sua luz

O teu amor

É meu calor desde os tempos de criança

Em ti Belo Horizonte

Onde vejo surgir poetas e canções nascidas

Dentre mares de montanhas sob azuis

Vou sair me encontrar no canto de um sabiá

Amizades nas praças, sorrir

Me aquecer no teu sol

Seus encantos

Sua luz

O teu amor

É meu calor desde os tempos de criança

Num inverno tão azul

E um verão

A desaguar do céu um rio em  suas cores

Ouço partir o trem levando suas dores

Minha alegria é viver cantando em ti

 

Os vídeos serão disponibilizados ao público no canal da FAVO Cultural no YouTube,  no dia 10 de dezembro.

 

Turismo inclusivo

Para mostrar que Belo Horizonte pode receber todo mundo, será realizada uma ação de turismo inclusivo, no dia 11 de dezembro, das 08h às 13h. Na programação será oferecida uma rica experiência pelo centro da cidade para um grupo de 10 pessoas surdas. "A intenção é ter um projeto piloto para fomentar iniciativas semelhantes na cidade.  No roteiro, serão apresentados alguns dos locais mais icônicos do centro de BH, passando por lanchonetes, restaurantes, cafeterias, uma padaria com deliciosos pães artesanais e o nosso maravilhoso Mercado Central", explica Lúcia Rêgo.

Música e arte

Para encerrar o festival, será realizado um show no dia 11 de dezembro, às 20h, em homenagem e presente aos 124 anos da capital, com o show 'Belo Horizonte, a cidade que encanta', com a cantora Lívia Itaborahy e tradução simultânea em libras.  A apresentação será realizada no hall de entrada do Museu de Artes e Ofícios, com as participações especiais de Ladston do Nascimento, Tadeu Franco, Bárbara Barcellos, Mariana Nunes e Sérgio Pererê;

Para os amantes da arte, haverá também a "Pintura ao Vivo" com o artista plástico Fernando Pacheco.  Trata-se da realização ou execução de pintura, a partir da tela em branco e sem algum esboço prévio, tendo o público presente, acompanhando o trabalho, da primeira pincelada à última, em tempo real. A energia e expectativa faz dessas pessoas presentes, uma espécie de coautoras do quadro.

Festival Cantos de Beagá

Data: 10 e 11 (sexta e sábado) de dezembro.

No SESI Museu de Artes e Ofícios - Praça Rui Barbosa, 600 - Centro, Belo Horizonte – Minas Gerais e pelo canal da Favo Cultural no YouTube.

 

Programação:

Palestra: Tendências no Turismo: Inovação e Criatividade

Palestrante: Docente Senac Minas Saulo Lisboa 

Data: 10/12/2021

Horário: 14h às 16h

Palestra: Turismo Inclusivo, Turismo de Todos

Palestrante: Docente Senac Minas Saulo Lisboa

Data: 10/12/2021

Horário: 16h30 às 17h30

Palestra: BH encanta com seus sabores!

Palestrante: Docente Carolina Figueira

Data: 10/12/2021

Horário: 17h45 às 18h45

Local: Sala Multiuso Prédio B do SESI Museu de Artes e Ofícios

Evento gratuito e com emissão de certificado para os participantes.

Show em comemoração aos 124 anos de BH com Lívia Itaborahy e participações especiais

Dia: 11/12, às 20h

Local: Hall de Entrada do SESI Museu de Artes e Ofícios

Os clipes gravados com Paulinho Pedra Azul, Ladston do Nascimento, Tadeu Franco e Bárbara Barcellos para homenagear BH estarão disponíveis no canal da Favo Cultural, no YouTube, no dia 10/12.

Favo Cultural no YouTube: https://www.youtube.com/c/FavoCultural

Os ingressos devem ser retirados previamente:

Show com Lívia Itaborahy e participações: https://bileto.sympla.com.br/event/70474/d/118035/s/702746

Palestras: https://bileto.sympla.com.br/event/70473

 


Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

0 Comentários