HCN celebra sucesso das primeiras cirurgias realizadas na unidade

Hospital Estadual Centro-Norte Goiano assumiu perfil assistencial especializado em média e alta complexidade

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado no município de Uruaçu, assumiu perfil assistencial especializado em média e alta complexidade na última segunda-feira, 29. A inauguração foi marcada pela realização de cirurgias gerais em três pacientes residentes da região.  

Todos eles foram encaminhados à unidade pelo Complexo Regulador em Saúde de Goiás (CRE), responsável por intermediar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). No HCN, os pacientes passaram por consulta e exames para avaliação pré-operatória e foram internados um dia antes da realização dos procedimentos para monitoramento clínico.

Rafael Vieira Santos, 31 anos, munícipe de Uruaçu, foi um dos três primeiros pacientes beneficiados pelo início das cirurgias gerais. “Eu tive uma sensação muito boa desde que cheguei na recepção. Todos os profissionais foram muito rápidos e atenciosos. Consegui uma cirurgia de hérnia que pensava que só conseguiria realizar no ano que vem e o mais importante, graças a Deus, deu tudo certo”, diz.

Ao reforçar a importância da unidade para a região norte, que até então não possuía um moderno complexo hospitalar de média e alta complexidade, o paciente reforçou a importância do hospital para a população e a expectativa em relação a ter atendimento na própria cidade “Esse hospital será muito importante para a população. O fato de não ter que viajar 300km até Goiânia vai beneficiar muito todos os pacientes daqui. Foi um ganho incrível para todos nós”, concluiu.

Rafael e os outros dois pacientes que passaram por cirurgias gerais receberam alta na última terça-feira (30), após sucesso na realização de todos os procedimentos.

“Estamos muito felizes em fazer parte desta nova etapa do HCN. Todos os esforços estão sendo realizados para que a população de Uruaçu e região tenham uma assistência humanizada e de qualidade. O início das cirurgias é só o primeiro de muitos passos que vamos dar”, garante Getro de Oliveira Pádua, diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED, Organização Social que assumiu a gestão da unidade.

Estrutura Hospitalar

O Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN) possui 35 mil metros quadrados de área construída e está situado em uma área total de 63 mil metros quadrados. São 238 leitos gerais e 45 complementares, inclusive com UTIs adultas, pediátricas e neonatais. Há, ainda, 10 salas cirúrgicas, 14 leitos de recuperação e unidade de coleta e transfusão (UCT). 

A implantação das especialidades médicas será feita gradativamente. Neste primeiro momento, funcionarão o pronto-socorro, internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento ambulatorial com consultas agendadas e exames. Na sequência, outras especialidades cirúrgicas, maternidade de alto risco e tratamento para o câncer.

Durante a inauguração, com a presença de autoridades da região, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a grandeza da estrutura hospitalar e a modernidade dos aparelhos. “Não há nada igual e com nível de sofisticação e aparelhagem aqui montada. Vamos ter um padrão de medicina de primeiro mundo”, afirmou.

Um dos maiores e mais modernos hospitais do Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás oferecerá atendimento em especialidades como cardiologia, ginecologia, hematologia, infectologia, otorrinolaringologia, ortopedia e angiologia. Além disso, o HCN possui um tomógrafo de 64 canais, aparelhos de raio-X e ultrassonografia, entre outros equipamentos de última geração para a realização de diagnósticos. 

SOBRE IMED

Atualmente, além de administrar 5 unidades básicas de saúde em Minas Gerais, o Instituto de Medicina, Educação e Desenvolvimento - IMED é responsável pela gestão dos Hospitais Estaduais de Trindade (HETRIN), Luziânia, Formosa e São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó, todos no interior de Goiás. A organização zela pelo bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades, promovendo gestões competentes e investimento em tecnologia e valorização dos seus recursos humanos.

Criado em 2013, o Instituto reúne no seu quadro de colaboradores pessoas da área da saúde e da área da gestão hospitalar, bem como profissionais da comunicação e consultores jurídicos com renomada experiência de mercado. O IMED acredita que a melhor performance vem do planejamento para o melhor uso de recursos aliado ao controle de resultados, de modo a propiciar um padrão de excelência em suas atividades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem