Sem título

 Como fazer uma boa redação no vestibular da UnB?

O professor Pedro Lima dá dicas de como se sair bem nos textos

 


O próximo fim de semana será marcado pelo tão aguardado vestibular da Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal. Ao todo, 10.917 candidatos vão concorrer a uma vaga em um dos cursos ofertados na instituição. 


Até a data das provas, os candidatos têm de conter a ansiedade e o nervosismo. E, sem dúvidas, o que mais aterroriza boa parte deles é a redação. Os questionamentos vão desde como escrever um bom texto e até possíveis temas. No entanto, uma coisa é certa: é preciso planejamento e bastante treino para garantir uma boa redação que, por muitas vezes, é a responsável por alavancar a nota final. 


Pensando em ajudar os estudantes, o professor de língua portuguesa Pedro Lima, do cursinho Reciclagem Educacional, separou dicas importantes para escrever bem. 


Confira: 


1) Constância leva à perfeição! Aqui na Reciclagem, vemos a redação como um processo, não como um produto. Por essa razão, é importante que você, no futuro aprovado, faça um texto semanalmente e revise todos os pontos que foram sinalizados na correção.


2) Revisão de aspectos gramaticais. A gramática talvez seja um dos assuntos mais deixados de lado pelos alunos quando se preparam para alguma redação. Como, ao escrevermos, a cobrança dessa disciplina é indireta, os alunos não associam de imediato o que veem na gramática à produção de textos. Quem estuda gramática sai na frente. Os aspectos linguísticos são criteriosamente analisados na avaliação e, por isso, é fundamental estar com eles em dia! Revise sempre a pontuação, concordância, regência, acentuação. Assim, o fator de correção do Cebraspe deixará de ser um problema.


3) Planejamento é tudo! É muito importante que você organize seu texto de forma estratégica, a fim de, desde a introdução, já deixar claro seu posicionamento e seus argumentos.


4) Desde o início da sua preparação, construa seu caderno de repertórios socioculturais. Utilizar conhecimentos de outras áreas aprofunda a sua percepção do mundo e do tema da redação. Lembre-se de que tudo é válido: filmes, séries, conceitos das ciências exatas e humanas, fatos históricos, música, entre outros. É aqui que você vai aplicar tudo que aprendeu ao longo da sua formação.


5) Já fez sua listinha de conectivos? Aluno nota 10 domina os articuladores textuais! Quanto mais bem aplicados os conectivos, mais fluido se torna o texto, de modo a potencializar a clareza da sua construção argumentativa.

Reciclagem Educacional

Endereço: CRS 512 Bloco C, entrada 72. W3 Sul.

Telefone: (61)3554-2138 

Siga: @reciclagemedu

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem