Hospital Estadual de Luziânia realiza palestra sobre Fevereiro Laranja e Roxo

Campanha mundial chama a atenção para doenças como Lúpus, Alzheimer e Leucemia

A tradição de nomear meses com cores para conscientizar sobre causas importantes tem se tornado mais intensa a cada ano. Agora é a vez do Fevereiro Laranja e Roxo, campanha mundial cujo objetivo é informar sobre a Leucemia e a importância da doação da medula óssea para enfrentar a doença, simbolizada pelo laranja, e para prevenção e combate ao Lúpus, Fibromialgia e do Mal de Alzheimer, no caso da cor roxa.

Como parte das atividades da campanha, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou na última quinta-feira (17) uma palestra com o cliníco-geral Willie Kleber Teles, oferecida aos profissionais que atuam na unidade. O médico explicou a importância do entendimento das doenças para a busca de tratamento. “No caso da Fibromialgia, era considerada uma enfermidade psicológica por causar depressão e ansiedade, mas sabemos hoje que seu principal fator é físico”. 

Os profissionais acompanharam atentamente às explicações. O médico falou sobre os sintomas, a detecção das doenças, prognóstico e tratamento. Também foi debatido a importância de realizar o acolhimento de pessoas e da não discriminação.

Para o diretor-geral do HEL, Francisco Amud, é importante que as equipes que atuam no hospital ficarem atentos aos sinais do Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e da leucemia. “Mesmo sendo uma unidade destinada ao covid-19, devemos prestar atenção a descoberta de outras doenças em nossos pacientes internados. É nosso papel cuidar, independente do que seja”, finaliza.

Sobre as doenças

Lúpus

O Lúpus é conhecido como um tipo de distúrbio crônico que afeta principalmente mulheres, fazendo que o corpo produza mais anticorpos que o necessário. Os anticorpos extras passam a atacar o próprio organismo, causando inflamações na pele, articulações, rins e pulmões.

Fibromialgia

A Fibromialgia ataca as articulações e cusa dor em todo o corpo, sobretudo em tendões e músculos. Cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão também são sintomas notados.

Alzheimer

O Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que declina as funções cognitivas, reduzindo a capacidade de trabalho e também do convívio social. No Brasil, estimasse um número de 15 milhões de pessoas com mais de 60 que convivem com a doença.

Leucemia

A Leucemia é uma doença considerada maligna dos glóbulos brancos. Anemia, palidez, sonolência, palpitação, fadiga, machas roxas, perda de peso e febre são alguns dos sintomas. Só em 2019 foram 10 mil novos casos no Brasil.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem