Coordenadoria de Segurança Alimentar de Salvador completa 13 anos

  

Foto: Vitor Santos / Sempre

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional de Salvador(Cosan), vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), celebrou 13 anos na última sexta-feira (18). Uma cerimônia para marcar a data foi realizada no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), no bairro da Liberdade.  

Além do aniversário da Cosan, na ocasião tomaram posse os novos integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), presidido pelos próximos dois anos por Isabela Brito. 

O titular da Sempre, Kiki Bispo, registrou a importância do trabalho desenvolvido pela Cosan, sobretudo com o aumento do número de pessoas em insegurança alimentar em todo o Brasil, inclusive em Salvador. “Neste momento em que muita gente enfrenta dificuldades para se alimentar, a Cosan tem levado o alimento para quem mais precisa, seja através da distribuição de cestas básicas, seja por meio dos dois restaurantes populares, em Paripe e Pau da Lima, que ofertam, juntos, mil refeições por dia”, disse. 

O secretário anunciou a construção de mais uma unidade do Restaurante Popular Cuidar ainda neste ano, bem como a disponibilização de estruturas móveis para levar alimentos a pessoas que residem em locais de difícil acesso. 

O coordenador da Cosan, Wilson Neto, destacou o papel da coordenadoria. “A Cosan atua desde 18 de março de 2009 com o elo entre a cidade e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) para garantir o direito à alimentação adequada para os soteropolitanos”, pontuou. 

“Por meio do programa Prato Amigo, que é o programa de reaproveitamento de produtos alimentícios que, mesmo apropriados para o consumo, seriam desperdiçados nas feiras e mercados, distribuímos 300 toneladas de alimentos para 500 instituições parceiras, beneficiando 270 mil pessoas que receberam essas doações”, completou. 

Outros projetos desenvolvidos pela Cosan são o Comer Melhor Sempre, que promove atividades sobre o reaproveitamento integral dos alimentos; e o Amamentar Sempre, que incentiva o aleitamento materno e a segurança alimentar dos recém-nascidos. Dentre as próximas ações estão a inauguração de duas cozinhas comunitárias, meta prevista pelo Planejamento Estratégico de Salvador 2021-2024.     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem