Cultura machista é desconstruída nas escolas públicas do DF

Crédito da foto: Luiz Luz


Projeto idealizado por associação de mulheres que há 20 anos atende vítimas de violência de gênero é encerrado nesta terça, 8 de Março, com 18 unidades educacionais públicas atendidas


Projeto de Valorização das Mulheres e Combate ao Machismo nas Escolas, da Associação das Mulheres de Sobradinho II (AMES II), chega a sua reta final nesta terça (8/3), Dia Internacional da Mulher. A programação vai das 9h às 16h com palestras, mostra de filmes, exposição de artesanato e apresentações de música e teatro na sede da entidade, em Sobradinho II. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade da região.

No período de setembro de 2021 a março de 2022, o projeto atendeu mais de 5 mil alunos de 18 escolas públicas de Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Planaltina. O objetivo é reduzir os índices de violência contra a mulher por meio da educação, envolvendo a capacitação de professores e alunos a partir dos 13 anos de idade, atendendo a Educação Básica (anos finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Ivonete Ribeiro, a parceria escola-família cumpriu com o seu papel, despertando nas equipes gestoras o desejo de construir ações com essa temática em seus projetos pedagógicos e promover a capacitação de professores, orientadores e equipes de apoio especializados.

"Ao finalizar essa vigência devemos agradecer à Câmara Legislativa e às Secretarias da Mulher e de Educação do DF pelo envolvimento, acompanhamento e possibilidades de execução de um projeto que, focado na educação, busca romper com o machismo, alertando sobre os vários sinais e tipos de violência de forma didática, lúdica de modo a inserir, contextualizar e envolver os educandos, educadores numa discussão tão relevante e pertinente.", avalia Ivonete, que pretende ampliar o projeto para todo o DF.

Programação completa:

Terça, 8
9h - Abertura
9h30 - Um dedo de prosa
 com a psicóloga da AMESII
10h - Mostra de vídeos temáticos
        - Visita aos stands
        - Exposição de artesanato
10h30 - Apresentação de teatro
11h - Espaço cultural com apresentações de artistas da cidade
14h - Abertura com a OAB de Sobradinho
14h30 - Visita aos stands
      - Exposição
      - Artesanato               
      - Projetos              
      - Parceiros
15h - Espaço cultural com apresentações de artistas da cidade     
       - Apresentação de teatro
15h30 - Roda-de-Conversa com a Secretaria da Mulher
16h - Espaço cultural com apresentações de artistas da cidade

Serviço:
Encerramento do Projeto de Valorização das Mulheres e Combate ao Machismo nas Escolas
Data: 8 de março de 2022 (terça)
Hora: 9h às 16h
Local: Quadra 4, Lote B, Coer Park - Sobradinho II

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem