HESLMB promove Março Lilás e incentiva exames ginecológicos

 

Em 2020, foram diagnosticados quase 17 mil casos de câncer no colo do útero

Foto: Divulgação/HESLMB


O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) se preocupa com o bem-estar e saúde de sua equipe. A unidade do governo de Goiás disponibilizou, durante este mês, consultas ginecológicas às profissionais do hospital com o objetivo de prevenir e tratar possíveis doenças uterinas. Além de estar relacionado com o Dia Internacional da Mulher, o mês de março também é focado no cuidado da saúde feminina. O Março Lilás é um período dedicado à campanha de prevenção ao câncer de colo uterino, doença que, em 2020, afetou 17 mil mulheres no Brasil.

A enfermeira emergencista Marina Freitas, que trabalha na unidade, garante que com o exame preventivo é possível detectar a doença logo no seu início. Ela reforça que quanto mais cedo a doença for descoberta, mais chances a mulher tem de cura. Também acredita que a campanha vai estimular a realização de consultas ginecológicas.

Estímulo à consulta

A campanha do Março Lilás de prevenção ao câncer de colo uterino é aberta a todas as servidoras e terceirizadas do HESLMB. É necessário apenas apresentar o cartão do SUS para realizar a inscrição e agendar as consultas laboratoriais por meio do Núcleo Interno de Regulação. “Tivemos uma aderência de boa parte das mulheres do nosso hospital. Elas receberam esse projeto muito bem e ficaram muito satisfeitas. Acredito que é uma forma de mostrar que o IMED se preocupa com a saúde das colaboradoras e terceirizadas da unidade”, avalia Marina.

Serviços e infraestrutura exclusivos para mulheres

A unidade estadual hospitalar de São Luís de Montes Belos oferece serviços exclusivos para as mulheres. Um exemplo é o ambulatório de ginecologia, equipado para prevenir e tratar doenças femininas. De acordo com a diretora da unidade hospitalar, Minéia Teixeira, além das orientações médicas, a enfermagem e o serviço social auxiliam as pacientes com diversas informações sobre prevenção, tratamentos, exames e procedimentos.

Do mesmo modo, ela destaca que o hospital é habilitado para receber vítimas de violência sexual no ambulatório médico de infectologia. A área de serviço social do HESLMB presta suporte, amparo e auxilia as vítimas diante desse momento de vulnerabilidade.

Pronto-socorro ginecológico e obstétrico  

O HESLMB possui uma equipe de ginecologia e obstetrícia no pronto-socorro disponíveis 24 horas para atender toda a demanda do município e região. Há quatro leitos de enfermaria exclusivos para atendimento das gestantes, bem como ambulatório de obstetrícia para realizar todo o acompanhamento até o parto.


Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (Foto: Divulgação/HESLMB).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem