IESB participa do aniversário de Ceilândia com ações gratuitas para a população

Ação social será realizada neste sábado, 26/3. O Centro Universitário foi a primeira instituição de ensino superior a chegar na região, em 2010. Ao longo dos 12 anos, mais de 10 mil moradores de Ceilândia conquistam um curso superior com o IESB


Foto: Paulo Almeida.

Para celebrar o aniversário de 51 anos de Ceilândia, o Centro Universitário IESB estará presente em evento promovido pela Administração da cidade, com ações gratuitas à população. A participação do IESB será neste sábado (26/3), das 9h às 13h, na Praça do Trabalhador, próximo a Administração (St. M QNM 13 - Ceilândia, Brasília - DF).

Quem visitar o espaço vai conhecer mais sobre os atendimentos gratuitos que a clínica do curso de Psicologia do IESB oferece à população; receber aferição de pressão, com a participação dos alunos e professores de Enfermagem; e ainda orientações quanto a declaração do imposto de renda, com o apoio dos estudantes e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. O curso de Direito também prepara uma palestra educativa sobre violência contra a mulher e orientações jurídicas sobre como proceder.

Diversão garantida também para as crianças com a super oficina de balão mania que o curso de Pedagogia está preparando. Haverá ainda um momento dedicado à beleza, com a participação dos alunos e professores do curso de Estética e Cosmética, que vão oferecer aos visitantes hidratação facial e SPA para os pés. Os atendimentos serão por ordem de chegada, com distribuição de senha.

Educação e desenvolvimento para a cidade
Cidade mais populosa do DF, com cerca de 500 mil habitantes, segundo dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Ceilândia se destaca pela contribuição cultural e econômica, com pessoas vindas dos quatro cantos do país, em especial do Nordeste. Ao longo de mais de cinco décadas, o lugar abriga histórias de moradores, artistas e empreendedores que abraçaram e acreditaram na cidade. Entre eles, o Centro Universitário IESB, primeira instituição de educação superior a chegar em Ceilândia, no dia 20 de março de 2010.

O Campus Liliane Barbosa é símbolo da atuação social da instituição no Distrito Federal. Ao promover educação inovadora, consolidou sua reputação ao aliar tecnologia, modernidade e ousadia na formação de profissionais com cursos voltados para a inserção rápida no mercado de trabalho.

"Todos nós conhecemos a importância de Ceilândia para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. Com seu povo e uma vida cultural ativa, é uma cidade que nós temos muito orgulho em participar de forma efetiva, contribuindo para o seu desenvolvimento por meio de uma missão que é a mais nobre: formar profissionais e cidadãos de excelência, e ainda participando com ações sociais de relevância. O IESB tem muito orgulho de ter seu campus em Ceilândia, com estudantes de diversos cursos e o seu colégio", destaca o professor Luiz Cláudio Costa, reitor do IESB.

Ao longo dos 12 anos, mais de 10 mil pessoas da região conquistaram um curso superior com o IESB. "Além de oferecer educação de qualidade nota máxima no MEC, o nosso Centro Universitário permitiu a população ceilandense estudar próximo a sua residência ou trabalho, evitando o deslocamento para outras Regiões Administrativas. De acordo com pesquisa da Codeplan, nos últimos anos, a escolaridade da população da cidade aumentou, duplicando o número de moradores com nível superior completo. Além disso, o IESB gerou empregos para a população local. São cerca de 400 trabalhos diretos. O impacto no entorno também foi positivo: surgiram novas empresas nas proximidades do IESB, tais como lanchonetes, papelarias, academias e até um shopping", observa Mirela Berendt, diretora do IESB Campus Oeste.

Na região, a Instituição proporciona um aprendizado contínuo ao oferecer dezenas de cursos de graduação como Direito, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Biomedicina, Pedagogia, Administração, Nutrição, Farmácia, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Pública, Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humano, além de opções de pós-graduação e cursos à distância.  

Destaque ainda para as ações de integração e extensão universitária com a comunidade, proporcionadas pelo IESB em Ação, um Programa de Responsabilidade Social implantado desde a inauguração da Instituição. Atualmente, são 15 projetos de atendimento à comunidade, como a Clínica de Psicologia e de Nutrição.

Participação também dos alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura, que vêm realizando projetos para a revitalização da cidade, como parques infantis, praças, quadras esportivas e pontos de encontros comunitários. Entre os 18 projetos já apresentados, cinco foram concretizados em parceria com a Administração da Ceilândia. Atualmente, os alunos estão desenvolvendo um projeto de revitalização para a Praça do Cidadão, uma parceria com o projeto Jovem de Expressão.

Em 2008, foi aprovado pela Unesco o projeto da Cátedra Desafios Sociais Emergentes no IESB, com foco na comunidade de Ceilândia. "O IESB tem comprometimento com a qualidade do ensino e com ações de relevância social na busca da construção de um mundo melhor", afirma a professora Eda Machado, fundadora do IESB.

Todo este impacto atrai olhares de estudantes e empresários locais. "É possível fazer uma conexão entre o que era Ceilândia 12 anos atrás com a chegada do IESB. A instituição veio para essa cidade e se tornou exatamente aquilo que a cidade sempre quis: uma instituição de ensino forte e que estivesse exatamente colada com o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. O IESB é exatamente aquilo que todos nós buscávamos: poder criar os meios de oportunidade para geração de emprego e renda na nossa cidade. A educação como ferramenta de transformação", completa Clemilton Saraiva, presidente da Associação Comercial de Ceilândia.

Colégio IESB
O sucesso do Centro Universitário em Ceilândia levou a instituição a lançar, em 2018, outro produto inovador: o colégio IESB. "Iniciamos com apenas quatro turmas e 120 alunos. Mas a nossa proposta tão inovadora quanto o DNA da nossa educação superior, gerou grandes resultados e, já no ano seguinte, passamos para 530 alunos. Essa foi a maior prova do reconhecimento, não apenas do trabalho feito, mas também da marca IESB e sua acolhida pela população de Ceilândia", destaca a professora Dila Lira, diretora do Colégio IESB.

O colégio IESB trouxe grandes benefícios para a comunidade. "Ele oferece ao aluno uma formação completa. Aqui, nós não apenas preparamos o estudante para os melhores vestibulares e exames do país, mas também para eles serem melhores em suas escolhas, com formação emocional e social. Desde a sua chegada, o colégio IESB modificou a forma como a escola é vista em Ceilândia. Mostra que a escola pode ser muito mais do que uma sala de aula. Uma educação que realmente une teoria e prática para que o aluno tenha uma aprendizagem com mais significado. A nossa abordagem inclui ainda uma forte interação com a família de nossos estudantes", completa a professora Dila.

Saiba mais em www.iesb.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem