Prédio do Instituto Biológico, símbolo da art decó na cidade de São Paulo, será restaurado

Autorizo para obra foi dado pelo vice-governador Rodrigo Garcia e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, durante abertura do evento AgriFutura

No ano em que completa 95 anos, o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ganhará um grande presente: o início do restauro de seu prédio, uma construção icônica da cidade de São Paulo, em estilo art decó. Projetado pelo arquiteto Mário Whately na década de 1920, o prédio do IB foi inaugurado em meados de 1940 e é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana. O autorizo para início do restauro foi assinado por Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo, e Itamar Borges, secretário de Agricultura, durante abertura do festival de inovação no agronegócio, AgriFutura, que ocorre até domingo.

A abertura do evento, realizado pela Secretaria de Agricultura e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), reuniu diversas autoridades, como o secretário-executivo, Francisco Matturro, o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, o subsecretário de Abastecimento, Celso Matsuda, o chefe de gabinete da Secretaria, Ricardo Lorenzini, o coordenador da APTA, Sergio Tutui, além de servidores, deputados federais e entidade do agro.

“Hoje celebramos com esse restauro a preservação da história, mas também o nosso olhar para o futuro com a inovação”, lembrou Garcia.

A presidente da Associação da Vila Mariana, Denise Delfim, falou no evento em nome da comunidade do bairro e lembrou a luta de todos pelo restauro do prédio, um patrimônio histórico do país.

“Essa é uma luta antiga. Em uma reunião com o Governador João Doria e com o vice-governador Rodrigo Garcia falei da demanda da comunidade, principalmente por nesse ano o IB comemorar seu 95º aniversário. Eles foram sensíveis e agora temos recurso para começar essa obra”, Itamar.

“Esse é um presente para esse Instituto, para os servidores e para a toda a sociedade”, comemora Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora do IB.
Prédio icônico começa a ser restaurado no ano do 95º aniversário do IB

Com recursos de R$ 2 milhões, aproximadamente, do Governo do Estado de São Paulo, será possível restaurar o embasamento das fachadas do prédio, chamado sócolo de pedra fingida, de 422,5 metros de perímetro e com altura média de 3 m chegando a atingir 3,5m. O revestimento foi inteiramente refeito em 1978.

Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), o prédio da Sede do IB é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana.

Festival AgriFutura trará para hoje o agro do futuro

O festival de inovações AgriFutura ocorre ao longo de todo o sábado e também no domingo, na sede do Instituto Biológico. O evento, que teve curadoria dos seis Institutos e 18 Polos regionais de pesquisa da APTA, será palco para apresentação de soluções sustentáveis, trazendo para o hoje o agronegócio do futuro.

Participaram da abertura do evento Arnaldo Jardim, deputado federal; Alexandre Frota, deputado federal; Alexandre Grassi, coordenador da CATI; Marcos Landell, diretor do IAC; Celso Vegro, diretor do IEA; Cristiane Neiva, diretora do IP; Giselle Camargo, diretora substituta do Ital; Enilson Ribeiro, diretor do IZ; Daniel Gomes, diretor da APTA Regional; Caroline Darci, assessora da CATI; Marcelo Chain, representante da CDA; Chris Morais, presidente da Câmara Setorial da Pecuária.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem