Prefeitura de Salvador e Instituto Dani Alves firmam parceria para descoberta de novos esportistas

 

Foto: Secom


Na expectativa de garimpar jovens talentos do esporte na capital baiana, a parceria firmada nesta sexta-feira (25) entre a Prefeitura de Salvador e o Instituto Dani Alves garante a gestão esportiva do Centro Integrado de Esportes (CIE) Armindo Biriba, em Itapuã. A solenidade de assinatura do convênio ocorreu na sede do CIE, localizada na Rua da Ilha, 364, Itapuã, e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, do atleta Daniel Alves, e demais gestores municipais.

A iniciativa vai permitir que a capital baiana tenha um espaço dedicado à descoberta de talentos juvenis utilizando a expertise do futebolista que dá nome ao instituto e é referência no cenário mundial do futebol. Com a parceria, o CIE Armindo Biriba vai promover o desenvolvimento da infância e da juventude na capital baiana, beneficiando o público com idade entre sete e dezessete anos por meio de programas e atividades voltadas, além do esporte, para a promoção de educação, saúde e cidadania.

O prefeito lembrou a importância do esporte como auxiliar na educação e formação da criança como cidadão. "O esporte tem a grande capacidade de afastar essas crianças do crime, da droga e da marginalidade. Esporte é saúde, é vida e proporciona felicidade, dando direção à vida das pessoas e garantindo a realização de seus sonhos”, afirmou.

O lateral da Seleção Brasileira de futebol relatou que este foi o dia mais importante da vida dele e ressaltou, baseado na própria experiência pessoal, a importância do sonho e de transformá-lo em realidade. "Sonhem o quanto quiserem e puderem, mas jamais esqueçam que para realizá-los será preciso ficar no que você quer, abdicar de muita coisa. Precisamos fomentar a preocupação social, nos dedicar e retribuir a oportunidade que um dia nos foi ofertada, e que mudou minha vida”, completou Daniel Alves.

“Implementar o esporte em áreas de alta vulnerabilidade social é de suma importância e reflete na qualidade da educação; familiar, no quesito disciplina e até mesmo relacionamento interpessoal e econômico. Temos como melhor exemplo o nosso craque mundial, Daniel Alves. Enfim, ações como essas são canais de socialização e inclusão. Portanto, não tenho dúvida, de que o Centro Integrado de Esportes (CIE) Armindo Biriba, cedido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), virá a somar muito com o Instituto Dani Alves e a comunidade de Itapuã e adjacentes terão muito do que se beneficiar”, comemorou, o secretário de Promoção Social e à Combate à Pobreza, Kiki Bispo.  

*Estímulo* – O Instituto Dani Alves vai colaborar com a gestão do projeto, mão de obra de professores, auxiliares e administrativos, além de todo suporte necessário para o desenvolvimento de jovens atletas. No local serão identificados e preparados talentos incentivando a prática esportiva, promovendo a transformação social dos beneficiados.

No local também serão oferecidas aulas de inglês e espanhol, cursos e oficinas de oratória, entre outras atividades que poderão qualificar ainda mais os atletas. A ideia é que o espaço ofereça uma formação integral da juventude, além de cursos profissionalizantes para a comunidade.

Miguel Vieira, de 11 anos, é um dos participantes do projeto, e está muito feliz com a experiência. "Estou praticando futebol, e aqui aprendi a lidar com o esporte. Está sendo uma experiência muito boa. Daniel Alves é uma grande referência para quem deseja ser um atleta profissional”.

As atividades já tiveram início com a abertura de 600 vagas para basquete, ginástica rítmica e futebol disponibilizadas pelo instituto no mês anterior. A expectativa é de que sejam oferecidas, em breve, outras modalidades esportivas a exemplo de boxe, jiu jitsu, capoeira e taekwondo. As oportunidades serão divulgadas pela Prefeitura e pela página do projeto no Instagram (@institutodanielalves).

Para o diretor geral de Esporte e Lazer Sempre, Felipe Lucas, o convênio possibilita que a administração municipal amplie a estratégia de fomento ao esporte na capital baiana.

“Quando soubemos do interesse do Instituto em implantar uma unidade na Bahia, conversamos com a equipe de Daniel sobre como seria impactante abrigar o projeto em Salvador, onde a Prefeitura poderia somar esforços para ampliar ainda mais essa ação. É muito importante quando o incentivo à prática esportiva parte de alguém como Daniel Alves, que é uma referência para o esporte, uma referência como atleta e hoje oferece à nossa juventude seu exemplo e as condições de treinar e seguir o sonho de ser um atleta reconhecido”, avaliou.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem