Educadora que revolucionou a alfabetização no Brasil será inspiração para a protagonista do terceiro episódio de "O Reino de Agrus"

 Audiobook idealizado pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, homenageará os professores brasileiros



A personagem principal escolhida pelo público, por meio de votação online, para ser a inspiração para a protagonista do terceiro episódio do “O Reino de Agrus”, é a educadora Branca Alves de Lima (1911-2001), que obteve a maioria dos votos. A professora foi a criadora da Cartilha Suave, método de ensino visionário que, em 50 anos, alfabetizou mais de 40 milhões de brasileiros.

O terceiro episódio do audiobook, idealizado pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, pretende homenagear os profissionais da educação. “O conceito deste episódio é homenagear os profissionais da educação que, assim como os produtores rurais, merecem ser valorizados pela dedicação às suas respectivas funções”, explica a coordenadora do Movimento, Isabel Araujo.

Ainda de acordo com Isabel, além de valorizar e homenagear esses profissionais, a ideia é também motivar os professores a ajudarem a levar informações corretas sobre o Agro para a sala de aula.

As páginas da cartilha Caminho Suave continham um sistema de ensino prático: sempre havia uma indicação para o aprendizado por meio da imagem. A letra “a” estava inserida no corpo de uma abelha, a letra “b”, na barriga de um bebê e assim por diante.

Concorrentes

Branca concorreu com as educadoras Heley de Abreu Silva Batista (1974-2017), que ficou na segunda posição e Antonieta de Barros (1901-1952), que ocupou o terceiro lugar na preferência do público. Heley foi pedagoga e tinha como principal propósito a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência. Antonieta foi professora, primeira mulher a ser deputada estadual e a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular.

“O Reino de Agrus”

“O Reino do Agrus” narra o cotidiano dos personagens desse reino e as suas atividades na busca de ajudar o povo com soluções que são originadas do Agro. No primeiro capítulo, o audiobook introduziu a estória e contou sobre o estranho sonho do Rei Amós, um líder responsável e muito cuidadoso com seu povo.

No segundo capítulo, o assunto gira em torno da sustentabilidade e debate sobre como preservar os recursos naturais do Reino, os cuidados com o meio ambiente e maneiras sustentáveis de boas práticas ambientais e de bem-estar animal. Confira o primeiro e o segundo episódios disponíveis no link: https://todosaumasovoz.com.br/site/o-reino-de-agrus

Sobre o Todos a Uma Só Voz

Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, conta com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham unidos em prol de gerar e disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras.

O Movimento tem o apoio institucional da ESALQ-USP, ABAG, ABAGRP, ABCC, ABIA, ABIARROZ, ABIEC, ABISOLO, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABRALEITE, ABRASEL, AGRITECH UFLA, AGROLIGADAS, AGRORESET, AIPC, AMA BRASIL, ANDA, ANDAV, APROSOJA-RO, ASBRAM, CAPITALISMO CONSCIENTE, CECAFÉ, CESB, CICARNE, CLIMATEMPO, CONGRESSO DAS MULHERES, DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR, FENEP, GRUPO MULHERES DO BRASIL (COMITÊ AGRONEGÓCIO), IBÁ, IBRAHORT, LIGA DO AGRO, PECEGE, SAE BRASIL, SINDAN, SINDIRAÇÕES, SISTEMA OCB, SNA, UFLA, YAMI. Conta com o apoio comercial das empresas Agroline, Attuale, Coelho&Morello, Companhia de Estágios, Lamarca, RCom, RV Mondel, TrahLahLah. E tem o patrocínio da CROPLIFE.


Para saber mais sobre o movimento, acesse: http://www.todosaumasovoz.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem