Empreendedorismo feminino: 30 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil

O empreendedorismo acaba sendo uma saída para as mulheres que viram portas se fecharem por questões do cotidiano feminino, como gravidez, amamentação e maternidade


No Brasil, as mulheres já representam quase metade dos profissionais à frente de micro e pequenas empresas. Segundo dados do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), o País é o sétimo no ranking com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões (48%) são mulheres. “Esse número é relevante e animador, pois mostra como as profissionais estão conquistando seu espaço e empreendendo”, ressalta Ana Paula Pezzoto Lima, fundadora e CEO da Canguru Expert, startup aceleradora de micro e pequenos negócios.

O empreendedorismo acaba sendo uma saída para as mulheres que viram portas se fecharem por questões do cotidiano feminino, como gravidez, amamentação e maternidade. Na teoria, apenas alguns acontecimentos na vida de uma mulher. Na prática, são fatores que influenciam na hora da contratação, definição de salário e, infelizmente, até da demissão.

A executiva vem percebendo este crescimento vertiginoso no número de mentoradas atendidas pela Canguru Expert. “As mulheres estão mais abertas a investir em conhecimento e a mudar a rota quando necessário, e aí que a gente entra. A Canguru pode ser considerada como um apoio impulsionador das micro e pequenas empreendedoras, literalmente. Um lugar onde a mulher pode contar a maior dor do seu negócio e conseguir aquela ‘luz’, aquela ideia ainda não pensada, fora da caixa, para conseguir resolver o problema de uma vez por todas”, explica Ana.

Por ter precisado provar sua capacidade inúmeras vezes na História, a mulher de hoje, empoderada, já pode se dar a chance de delegar, de dividir as obrigações. E para as empreendedoras, isso pode ser uma dificuldade.

Quando um empreendedor torna seu negócio real, os primeiros capítulos da nova empresa tem muitos detalhes, que inclui da clássica burocracia governamental até a gestão do tempo, que deve ser minuciosamente dividido, já que o empreendedor costuma trabalhar no que é popularmente chamado de ‘eupresa’, uma empresa com um único funcionário, que faz controle de estoque, faz a parte comercial, finaliza as vendas, atende o marketing e ainda faz o cafezinho.

Claramente, uma ou mais funções serão feitas de forma incorreta. Não por falta de alcançar o sucesso, mas por cansaço, físico e mental. Some-se a isso o cuidado com a casa, com filhos, com a própria imagem (que precisa ser boa, já que é a ‘cara’ da empresa). É uma lista infinita.

“Já encontrei muitas empreendedoras desanimadas, prestes a jogar a toalha. Mas quando as coloquei frente a frente com o Mentor certo e a causa-raiz que impedia o desenvolvimento da empresa foi descoberta, as empresas conquistaram o crescimento e algumas delas até dobraram de faturamento”, conta Ana, ao citar o processo do método exclusivo Canguru.

Com a missão de acelerar pequenos negócios para impactar a economia e transformar vidas, a Canguru vem marcando presença no Brasil.

É o caso de Mareilde Freire de Almeida, que nasceu em Coronel Murta, Minas Gerais, mas vive no Estado de Rondônia há quase 50 anos. Em 2015, ela deu início à Saboaria Rondônia, uma empresa que alia empreendedorismo rural feminino, sustentabilidade e desenvolvimento social regional, produzindo óleos vegetais de buriti e babaçu e cosméticos sustentáveis com o uso da biodiversidade Amazônica.

Ela, que começou a empresa com apenas R$ 152,38 (cento e cinquenta e dois reais e trinta e oito centavos), hoje, depois da Mentoria Canguru, já comercializa seus produtos em todo o território nacional e até em outros países. Para Mareilde, acreditar é o primeiro passo.

“A mentoria é imprescindível, por menor que seja o empreendimento. O empreendedor é responsável por muitas frentes, e não consegue ficar atento a algumas variáveis, aqueles pequenos detalhes que fazem a diferença. São esses pontos, que você não consegue ver, que o mentor enxerga de longe. Com a mentoria, o que estava escuro fica claro de repente, e você entende o que precisa ser feito com a ajuda desse direcionamento e das ferramentas que esse facilitador nos apresenta”.

A Saboaria Rondônia tem à frente também mais duas mulheres, irmãs de Mareilde. O negócio familiar também tem como premissa empoderar as mulheres. “Temos igualdade de gênero na empresa, e temos um grupo aqui na comunidade para ajudar a despertar o lado empreendedor e o empoderamento feminino rural, porque queremos deixar essa marca onde estamos”, conta a empresária. “Aqui na Saboraria Rondônia, acreditamos que somos agentes transformadores. Se nós queremos, nós podemos. Persistência é o que te leva à vitória, inclusive das mulheres”, finaliza.

O Método Canguru funciona com empresas de todos os tamanhos. Basta conhecer a incrível história de Hilda Cavalcanti, por exemplo, que é consultora de beleza da Natura, um exemplo de empreendedora comum no Brasil (a empresa, hoje, reúne mais 1.2 milhão de consultoras atuando em território nacional).

“Procurei a Canguru porque, no meio da pandemia, vi minha principal fonte de renda, que era presencial, ser temporariamente fechada. Então precisava aumentar minha cartela de clientes Natura no digital”, conta a empreendedora. Ela conseguiu um aumento de 70% em seu faturamento depois da Mentoria Canguru apenas com as vendas digitais, e mais de 50% com as vendas presenciais.

Mesmo após finalizar sua mentoria, ela continua acompanhando as lives e dicas da Canguru, porque tem a sede de aprender cada dia mais e o objetivo de chegar ao mais alto nível como consultora Natura. Após o aumento de seu faturamento, ela conseguiu até mesmo realizar um sonho antigo, de ingressar uma faculdade.

“Nós, mulheres empreendedoras, não podemos desistir. Precisamos vestir a camisa da nossa empresa. Se fazemos isso quando somos funcionárias, por que não quando é o nosso próprio negócio?”, pondera. “A única coisa que cai do céu é a chuva. Não tem milagre, temos que arregaçar as mangas e fazer acontecer. Não tem receita de bolo para o alcançar o sucesso no nosso negócio, independente do tamanho dele. Temos que ter um plano de ação e disposição para colocar tudo em prática diariamente. Temos que tirar proveito de toda a situação, porque, como diz o ditado, até um tropeço deixa a gente mais à frente”, finaliza.

“Histórias de sucesso como de Mareilde e Hilda são as molas propulsoras para a equipe da Canguru. Nós trabalhamos incansavelmente para gerar impacto verdadeiro nos micro e pequenos negócios. Já aceleramos mais de 160 empresas e nos orgulhamos de fazer a diferença em tantas vidas”, conta Ana Paula.



Como funciona a mentoria da Canguru Expert

O primeiro passo é entender a dificuldade do empreendedor por meio de um diagnóstico, feito pela equipe Canguru, que aponta a principal dificuldade que impede o crescimento da empresa.

Ao identificar a prioridade a ser tratada, o Mentor Canguru é selecionado e convidado a adotar o empreendedor pelo seu conhecimento e experiência na área da maior dificuldade que o empresário está passando. Isso torna as mentorias muito mais assertivas, atacando diretamente o ponto crítico do problema de forma técnica e humanizada, porque o mentor tem o desejo genuíno de deixar um legado de desenvolvimento pelo progresso do País.

O Mentor Canguru orienta e auxilia na criação do plano de ações, e acompanha o empreendedor na execução de cada etapa desse plano no decorrer das sessões, adaptando técnicas e metodologias sofisticadas à realidade do empreendedor – e isso, de fato, acelera o crescimento do negócio.

Os resultados são garantidos e, o que é melhor, em um curto período de tempo. “Como conectamos o empreendedor a um mentor que é especialista naquele problema que ele enfrenta, o resultado é preciso”, conta a CEO da Canguru.

Sobre a Canguru Expert

Criada em 2018, a Canguru Expert promove soluções de aceleração para empreendedores de pequenos negócios. Com um método exclusivo, a plataforma atua por meio de mentorias, compartilhando conhecimento de alto nível de forma humanizada, democrática e de baixo custo para os empresários. A Canguru possibilita um “match” entre empreendedores e mentores que trabalham, de forma voluntária, para oferecer uma solução humanizada, prática, personalizada e objetiva para as pequenas empresas, com garantia de resultados estruturados de curto e médio prazo. Para conhecer os serviços da Canguru Expert, acesse https://canguruexpert.com/.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem