Sejuv lança o projeto Empreendedor do Futuro com capacitação para jovens que desejam empreender

GDF oferece capacitação para jovens que desejam empreender. Projeto Empreendedor do Futuro, lançado nesta terça-feira (26), atenderá mil alunos entre 15 e 29 anos matriculados nas dez escolas públicas escolhidas pelo programa

Fotos: Rogério lopes.

Permitir que jovens estudantes de escolas públicas assumam o protagonismo de suas vidas – realizando seus sonhos e contribuindo para o atendimento às necessidades de outras pessoas e sua comunidade – é um dos objetivos do projeto Empreendedor do Futuro, que apresentará aos estudantes das escolas contempladas o empreendedorismo na teoria e prática.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Juventude - Sejuv e o Sebrae/DF, que atenderá mil alunos na faixa etária de 15 a 29 anos matriculados nas dez escolas públicas agraciadas pelo programa.

Com o intuito de estimular a experiência prática de elaboração de projetos e planos de negócios, os alunos participarão de palestras, reuniões, gincanas, elaboração de vídeos e peças de comunicação visual, assim, oportunizando o aprendizado sobre valores básicos e comportamentos associados a uma atitude empreendedora.

O projeto foi lançado nesta terça-feira, 16, no Centro de Ensino Médio 01 do Guará, uma das escolas que receberá o projeto. Com mais de 700 alunos, o evento contou com uma programação repleta de atividades e ficou marcada pela presença ilustre do ex-jogador de futebol Zico, que além de prestigiar o evento, levou a sua palestra aos jovens presentes.

Na oportunidade, os estudantes puderem fazer perguntas e interagir com o ícone do futebol que, por sua vez, falou sobre a importância não desistir daquilo que acredita e empreender naquilo em que você gosta e faz com qualidade "Fui jogador por anos e hoje ensino crianças a jogarem futebol por meio da minha escola de formação", conta.

Para Valdir Oliveira, Superintendente do Sebrae-DF, "Lançar esse projeto é muito importante porque temos trabalhado intensamente para levar o empreendedorismo para os nossos jovens, e quando falamos de empreender falamos de fomentar oportunidade de dias melhores e temos nos preparado muito nos últimos três anos e agora vamos fazer um grande movimento de incentivo ao empreendedorismo juntamente com a Sejuv.

O vice-presidente da CLDF, deputado Delmasso, compartilhou sobre o surgimento do programa "Esse projeto foi apresentado há um tempo atrás pelo Sebrae e à época eu assumi o compromisso de viabilizar recursos por meio de emenda parlamentar. Em parceria com a Secretaria de Juventude que desenvolveu muito bem toda a parte burocrática, o projeto tomou forma e o desafio não parou por aqui, agora o objetivo é institucionalizar essa iniciativa para que se torne uma política pública", pontuou.

Presente no lançamento, a secretária de Juventude Luana Machado, destacou a relevância do projeto "O Empreendedor do Futuro é uma alternativa real e transformadora que podemos dar aos jovens do DF, o processo pelo qual cada aluno participante passará tem o poder de dar resultados não só na vida deles, mas, por toda a comunidade na qual ele está inserido e isso é fantástico", celebra.

O evento contou, ainda, com a presença de outras autoridades do Sebrae-DF e da administradora do Guará, Luciane Quintana.

Juventude Empreendedora
Ana Júlia Galdino, de 15 anos, aluna do CEM 01 do Guará tem o sonho de ser dona de uma loja de roupas e acessórios geek. E durante um bate papo dentro da programação do evento ela contou sobre as suas expectativas em participar do programa.

"Me sinto privilegiada em estar aqui, vendo de perto o Zico que é uma referência de sucesso e de poder fazer parte dos alunos que participarão desse projeto, estamos muito animados com toda a programação que vai acontecer, quero aprender tudo o que o Sebrae tem para ensinar para aplicar na minha loja e na startup que quero investir futuramente", disse.

Vascaíno de coração, Davi Guilherme Duran, de 16 anos, também aluno da escola, brincou dizendo que estava vestido com a camisa do Flamengo em homenagem ao jogador de futebol e para entrar no clima do evento. Contou também, sobre a sua empolgação em fazer parte das atividades que o Empreendedor do Futuro vai disponibilizar.

"Essa é uma oportunidade muito boa para todos que vão participar, hoje já aprendemos que ser empreendedor é ser uma pessoa que tem iniciativa, que decide começar e isso já abriu meus olhos, eu gosto muito de gastronomia e quero aprender mais coisas que possam me ajudar lá na frente para quem sabe abrir meu negócio", concluiu.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem