Dia do Trabalhador: confira as dez áreas com maior número de vagas abertas atualmente

O levantamento foi realizado pela Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, que também listou cinco dicas de como conseguir um emprego



Protestos, shows, eventos diversos, debates, reflexões sobre a data, tudo isso e muito mais fazem parte, anualmente, do Dia do Trabalhador, data que será celebrada no próximo domingo (01). Com o controle da pandemia e a retomada das atividades presenciais, neste ano, esse dia também pode ser marcado por um panorama mais animador para quem está em busca de emprego, principalmente para alguns setores. Levantamento realizado pela  Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, mostrou  as 10 áreas com maior número de vagas na plataforma, disponibilizadas por diversas empresas de todo o país.  São elas: Administrativa (135.606); Financeira (26.156); Saúde (22.271); Informática (17.660); Suprimentos (11.409); Telemarketing (9.617); Engenharia (8.644); Industrial (6.205); Educação (4.454); e Hotelaria e Turismo (3.986).

Além das principais posições, na plataforma da  Catho também há mais de 300 mil vagas abertas para diversas áreas em todo o Brasil, como Tecnologia, Marketing, Direito, Medicina, Logística, entre outras. Só para a tecnologia, são mais de 20 mil vagas com salário que chegam a até R$20 mil. E também pelo site da Catho há oportunidades ainda para trabalhos home office. São mais de 5 mil vagas em empresas do país para essa modalidade.

E em meio a esse cenário de diversas oportunidades, é importante estar preparado para conquistar um lugar no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Diretora de Recursos Humanos da Catho, Patrícia Suzuki, preparou cinco dicas que vão ajudar você a conquistar esse objetivo.

1 - Planeje a busca por emprego
Em diversos momentos da vida, planejamento é fundamental. Na busca por um emprego,  não seria diferente. Para isso, antes de mais nada, é necessário responder a três perguntas importantes: onde se quer trabalhar? Aqui, busca-se ao máximo priorizar o tipo de empresa e o motivo dessa escolha;  Quando buscar? Nesse ponto, é preciso colocar quais dias da semana e horário você vai focar na busca por um emprego. O ideal é procurar, no mínimo, três vezes por semana; e, por último, como será essa busca? Já aqui, é para pontuar em que locais você irá procurar emprego, se por redes sociais, contatos, amigos e  plataformas como a Catho, que conta com planos gratuitos e pagos, como o profissional, que alavanca o candidato na fila de oportunidades.

Após ter as respostas a esses três pontos, organize todas elas em uma tabela e siga para o próximo passo.

2 - Faça um currículo campeão
O currículo é a porta de entrada para todo e qualquer processo seletivo. É considerado o documento mais importante nessa busca por um trabalho. Por meio dele, em até cinco segundos, um candidato pode ser classificado ou desclassificado. Então é preciso que o currículo seja elaborado com atenção. Nesse sentido, destaque seus pontos fortes, trajetória profissional, qualificações e palavras-chaves que façam parte de sua área e da vaga que está em busca. Outros pontos igualmente importantes são o acréscimo dos dados para contato atualizados, a revisão detalhada do currículo para não ter qualquer erro de ortografia ou gramática e, ainda, deixá-lo de uma forma que não ultrapasse duas páginas.

E se você ainda não possui uma trajetória profissional, isto é, ainda não tem experiência, conte em seu currículo sobre o que você aprendeu na vida que pode ser fundamental para o cargo que está em busca.  Na Catho, é possível ajustar e cadastrar o seu currículo e eliminar os erros que possam conter nele. Além disso, a plataforma também possui modelos prontos e grátis para somente preencher com os dados necessários e que foram elaborados por consultores especialistas em recrutamento.

3 -  Procure vagas
Depois de planejar e construir um bom currículo, agora é o momento de buscar as oportunidades. Busque por vagas que estão dentro de áreas que você deseja trabalhar (tecnologia, recursos humanos, comunicação, entre outras). Junto a isso, procure posições com o mesmo nome de descrição ou também com nomes equivalentes. É importante também ler todos os requisitos que estão pontuados no anúncio da vaga, para que você não se candidate em alguma que não tenha relação com seu perfil e, com isso, perca tempo. Seja objetivo em sua busca.

 Se você buscar oportunidades de emprego por meio de sites especializados, como a Catho, que está com mais de 300 mil vagas abertas em todo o país, há alguns facilitadores, como testes que ajudarão a empresa a encontrar o candidato que mais se encaixa para a oportunidade e ainda, vagas exclusivas, isto é, milhares de oportunidades que só podem ser encontradas na Catho (42% dos recrutadores que anunciam vagas na Catho só buscam candidatos para suas posições na plataforma).
 
4 - Busque feedbacks de cada etapa que participar
Às vezes, infelizmente, devido às inúmeras demandas, muitas empresas não conseguem dar um feedback estruturado para todos os candidatos que participam de um processo seletivo.

 No entanto, ao receber o retorno da empresa, assim que o processo seletivo acabar, entre em contato com o RH e procure entender quais pontos podem ser melhorados por você.

Uma outra forma também é usar um Consultor Virtual. Na Catho, por exemplo, é possível o candidato falar com especialistas de carreira para entender quais os possíveis motivos para a falta de retorno e quais as alternativas para alavancar sua performance utilizando a plataforma. Para utilizar essa  consultoria, acesse aqui.
 
5 - Qualifique-se na busca por emprego
Todo esse processo na busca por emprego também pode exigir certo conhecimento para alcançar os resultados desejados. Então, se você não souber por onde começar, como fazer um currículo, como usar sites de empregos ou como se colocar em uma entrevista, a dica é: assista a vídeos, leia textos explicativos e participe de lives com especialistas.

Pensando em auxiliar esses profissionais, a Catho promove o Worktalks, evento online e gratuito que, neste ano, está em sua quarta edição. De 02 a 30/05, todas as segundas-feiras do mês, especialistas debaterão diversos assuntos relacionados ao mercado de trabalho com temas que vão desde dicas de como conseguir o emprego ideal até debates sobre como cuidar da saúde emocional no trabalho.

Durante as transmissões semanais, o time da Catho estará disponível para sanar dúvidas e interagir com os espectadores. Além disso, pensando na acessibilidade para que o conteúdo possa chegar a todos, serão disponibilizadas legendas e intérpretes de libras e audiodescrição dos convidados em todos os vídeos.

Além das lives exibidas semanalmente no canal do YouTube da empresa, os temas abordados também serão disponibilizados em forma de podcasts e outros tipos de conteúdos como artigos relacionados ao tema no site do evento, tudo isso de forma 100% online e gratuita.

Sobre a Catho
Fundada em 1977, a Catho tem o propósito de mudar vidas por meio do trabalho. A empresa que desde o ano 2000 atua com um modelo 100% online, recentemente passou a oferecer planos gratuitos em todo o território nacional para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a oportunidades de emprego. A empresa já foi reconhecida pelo ranking do Great Place to Work (GPTW) sete vezes: Melhores empresas para se trabalhar em Barueri e região em 2017,2020 e 2021; Melhores empresas de tecnologia para se trabalhar no Brasil em 2018, 2020 e 2021 e Melhores empresas para mulheres trabalharem em 2021. Essas premiações reforçam a importância da diversidade e inclusão dentro da Catho que criou a ação "Essa Cadeira É Minha" que se posiciona em favor das mulheres e busca promover o diálogo em relação ao assunto a fim de empoderar as mulheres no mercado de trabalho. Além disso, o programa Minha Vaga Por Direito possibilita que os candidatos PCD efetuem o cadastro de um perfil de usuário que dá acesso gratuito à assinatura do Plano Profissional para o anúncio de currículos. Atualmente a empresa conta com mais de 360 mil corporações e mais de 10 milhões de currículos cadastrados. A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem