Jogo on-line e gratuito transforma crianças em DJs

"Eu sou DJ" ensina a brincar com sons, ritmos e efeitos para desenvolver habilidades musicais


Créditos: divulgação/Aprende Brasil


Uma nota após a outra, com diferentes instrumentos musicais e batidas ritmadas, formam, em poucos minutos, uma composição digna dos maiores DJs do mundo. Mas quem está no comando dessa pick-up virtual são crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Gratuito e disponível on-line, o jogo “Eu sou DJ” é uma forma de incentivar o interesse dos pequenos pelo mundo da música.

De acordo com a editora de conteúdo digital do Sistema de Ensino Aprende Brasil e idealizador do projeto, Giselle Corso, o objetivo é estimular crianças de todo o país a conhecer melhor os diferentes elementos que formam uma música e desenvolver habilidades como a socialização e o raciocínio lógico. “O ‘Eu sou DJ’ foi a forma que encontramos para tornar o universo musical mais acessível para crianças de todas as idades e segmentos sociais. Como o jogo é on-line e gratuito, os pequenos podem passar um tempo de qualidade em contato com os elementos que formam esse universo”, pontua.

Criando uma mixagem do zero

Para muitas crianças, a oportunidade de brincar com as ferramentas de uma mesa de som é um momento para entrar em contato com sua própria criatividade. Primeiro elas precisam escolher que instrumentos musicais vão usar na composição. O jogo tem como opções guitarra, baixo e piano. “Essa também é uma forma de as crianças conhecerem melhor os sons e as funções de cada instrumento em uma música. Conforme selecionam o instrumento escolhido, elas podem ouvir o efeito que ele causa na peça final”, detalha Giselle.

Em seguida, elas selecionam a batida que querem acrescentar. Na mesa há techno, pop rock e maracatu e é possível selecionar uma, duas ou todas ao mesmo tempo. Ainda há quatro efeitos sonoros diferentes para acrescentar à música inteira ou a alguns pontos dela. Por fim, a criança vai definir a quantidade de batidas por minuto (BPM) que vai utilizar na composição. "As BPM são muito importantes no mundo da música, principalmente quando se fala em música eletrônica e música pop. São elas que determinam os diferentes gêneros e vertentes musicais. Também são elas que trazem identidade à música, fazendo com que aqueles que a ouvem se sintam mais calmos ou mais agitados", explica a idealizadora.

O “Eu sou DJ” faz parte de um conjunto de soluções de gamificação aplicada à Educação trazidas pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil para a rede pública municipal de cidades espalhadas por todas as regiões do país. O jogo está disponível no site https://digital.aprendebrasil.com.br/SEQ/MARKETING/Eu_sou_DJ/ 

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, consultoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem