Em Aruanã, governador Ronaldo Caiado recebe atletas na chegada da 29ª Caminhada Ecológica

Após dois anos, o grupo volta a fazer percurso de 310 quilômetros entre Trindade e o Rio Araguaia. Atletas buscam conscientizar sobre preservação do Cerrado e passou por dez municípios


Na tarde deste sábado (23/07), o governador Ronaldo Caiado acompanhou a chegada dos 22 atletas da Caminhada Ecológica, no trevo de Aruanã, município do Noroeste de Goiás. Após 310 quilômetros percorridos desde o início do itinerário em Trindade, o grupo finalizou o trajeto nas margens do Rio Araguaia. A iniciativa está na 29ª edição e voltou a ser realizada após anos de interrupção em razão da pandemia por coronavírus.

“Trazem esse sentimento de que todos devem cuidar para que o meio ambiente seja cada vez mais rico em água”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. “É importante a conscientização e levar esse sentimento junto a uma geração. Isso faz parte do desenvolvimento do País”, defendeu.

Os participantes percorreram, em média, 60 quilômetros por dia com paradas e ações em 10 cidades: Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã. O projeto é uma iniciativa do jornal O Popular, em parceria com a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) e o Sesc-Senac Goiás. O objetivo é chamar atenção para a necessidade de preservação do bioma Cerrado.

“Goiás é de uma natureza pulsante. A gente tem que preservar e entender isso”, destacou o presidente da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral. O auxiliar do Governo de Goiás reforçou o sucesso da temporada turística no Rio Araguaia neste ano. “Até o presente momento bateu recorde de público. É um verdadeiro destino turístico dos goianos”, acrescentou.

Nas ruas de Aruanã, os integrantes da Caminhada Ecológica foram recebidos pelos moradores que festejaram a passagem do grupo. O comerciante Juraci Rodrigues da Silva, um dos atletas, está em sua quarta Caminhada Ecológica e define a conclusão do trajeto como um momento de superação. “É muito desgastante, mas com o esforço de toda a equipe, a gente consegue fazer”, avaliou.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues; o comandante da 48ª Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Tenente-Coronel Amilton de Souza; o deputado federal Zacharias Calil; o deputado estadual Francisco Oliveira; os prefeitos Hermano de Carvalho (Aruanã) e Marden Júnior (Trindade); o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot; e colaboradores.


Fotos: Hegon Corrêa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem