Sesc-DF realizará seminário inédito sobre longevidade, desafios, oportunidades e experiência em intergeracionalidade

O I Seminário Longevidade, Desafios, Oportunidades e Experiência em Intergeracionalidade será realizado pelo Sesc-DF, dias 6 e 7 de outubro, das 9h às 18h, no teatro Sesc Garagem, localizado na 913 Sul. O evento tem como principal objetivo discutir sobre projetos, programas, políticas públicas que possibilitem a promoção de relações intergeracionais entre os diversos segmentos



Afinal, a relação entre gerações propicia trocas de vivências, conhecimentos, estabelecimento de vínculos e um entendimento do processo de envelhecer. Outro foco do debate será sobre ações que permitem idealizar uma sociedade baseada no respeito e na tolerância, buscando uma integração entre gerações. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de agosto. O seminário é uma parceria do Sesc-DF e da Universidade de Brasília (UnB). Baixe aqui a programação completa do Seminário em Longevidade.


O seminário abordará conteúdos articulados com a proposta da Organização Mundial da Saúde - OMS, em promover discussões sobre a Década do Envelhecimento Ativo e Saudável (2020-2030). De acordo com a coordenadora de assistência social, Adriana Costa, a temática ainda, se propõe a refletir sobre alguns aspectos voltados para a discriminação das pessoas idosas e que trazem perdas significativas para saúde física, mental e social.

"É notável a existência de mecanismos legais que propõem a garantia de direitos para as pessoas idosas. O Brasil, por exemplo, tem como marco o Estatuto da Pessoa Idosa. Contudo, ainda há a necessidade de investimentos para o fortalecimento das políticas sociais destinadas a esse grupo populacional. Queremos fomentar debates que fortaleçam a qualificação do profissional que atua na área do envelhecimento humano em toda a sua abrangência, destacando o seu papel de liderança na construção de uma sociedade mais saudável e autônoma, possibilitando significativos avanços para o país", explicou Adriana.

O evento é voltado para profissionais, estudantes, pesquisadores e interessados no tema.  A proposta tem como foco também inovar na construção do envelhecimento ativo e saudável, a fim de promover mudança de valores sobre a forma como pensamos e como agimos com relação à idade e ao envelhecimento. Haverá certificado de participação.  A iniciativa conta ainda com palestrantes nacionais e internacionais, confira abaixo a programação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem