Programa inicia protocolos avaliativos em escolas de Marituba (PA)

No final de maio, o Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (Idecace), lançou o programa Metodologia de Desenvolvimento Humano em Marituba (PA). O programa engloba cerca de 1.200 alunos do ensino público do município. Após o lançamento, o projeto atuou na capacitação dos professores das escolas beneficiadas e de profissionais da equipe itinerante do programa. O próximo passo do projeto teve início após o fim das férias escolares, na última segunda-feira (1º), quando começaram as coletas de dados pela equipe itinerante multidisciplinar do programa dentro das escolas.

A equipe enviada às escolas é composta por profissional de educação física, psicólogo, nutricionista e assistente social. O objetivo da visita é realizar avaliações em diferentes dimensões do desenvolvimento humano, a fim de identificar o talento esportivo ou a carreira mais adequada para cada um. O protocolo abrange quatro temas centrais do desenvolvimento humano: físico-motor; saúde; qualidade de vida; e vocacional, além de monitorar dados sobre a nutrição e possíveis casos de violação de direitos das crianças e dos adolescentes.

O processo é realizado em três ciclos e a participação é voluntária. O objetivo é que, ao final, cada aluno tenha o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional concluído para que os professores das escolas possam trabalhar as competências e habilidades de cada estudante.

O gestor do programa Metodologia de Desenvolvimento Humano no Pará, Nelson Monteiro, fala sobre as etapas do projeto nas escolas de Marituba. “Nosso cronograma de implementação da metodologia de desenvolvimento humano começou pela aplicação de protocolo avaliativo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz. Essa primeira fase nesta escola, segue até o fim de agosto e logo iniciaremos o cronograma da metodologia também na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário”, afirma. O gestor do programa explica que o trabalho da equipe itinerante é realizado em três ciclos e cada etapa passa por uma fase de aplicação de protocolo avaliativo e de indicação de plano de aula direcionado. 

A implementação do programa Metodologia de Desenvolvimento Humano em Marituba é uma parceria com o Ministério da Cidadania e com a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (SEMED). O projeto incentiva, por meio da educação e do esporte, o desenvolvimento de crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas. Com a utilização de metodologia única e avançada, os professores são capacitados a analisar e impulsionar os estudantes com base nas suas aptidões. 

Inicialmente, as escolas EMEF Nossa Senhora da Paz e EMEF Nossa Senhora do Rosário são beneficiadas pelo projeto, mas o objetivo é que o programa incorpore mais escolas ao longo do tempo.

Idecace

O Idecace trabalha há quase 20 anos na capacitação de profissionais para contribuir com os governos, empresas, instituições e outras organizações para aprendizagem, baseado no potencial humano. O instituto já atendeu mais de 250 mil jovens talentos. Atualmente o programa Metodologia de Desenvolvimento Humano, também conhecido como DNA do Brasil Talentos, atua em escolas do Distrito Federal, Amazonas, Tocantins e do município de Marituba (PA).


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem