Fumaça de queimadas e baixa umidade do ar: como sofrer menos com isso

    Pneumologista do hospital Anchieta explica alguns cuidados que se deve ter com a via aérea superior 

Créditos: Shutterstock


 

A população do Centro-Oeste costuma sofrer com problemas respiratórios no período de inverno. A baixa umidade do ar e a longa estiagem provocam muitas queimadas em pequenas áreas ou mesmo incêndios de maiores proporções em regiões rurais, que comprometem a qualidade do ar com fumaça e fuligem. 

Para ajudar as pessoas, especialmente crianças e bebês, a sofrerem menos neste período do ano, o pneumologista pediátrico Rodrigo dos Santos Lima, do hospital Anchieta, localizado em Taguatinga e pertencente ao grupo Kora Saúde, explica alguns cuidados que se deve ter com a via aérea superior.  

“As partículas liberadas na atmosfera pelas queimadas e incêndios são inaladas por nós, causando irritação e inflamação em nossa via aérea e facilitando o contágio de infecções respiratórias, como gripes, resfriados e pneumonias”, afirma o médico. Segundo ele, essas infecções podem causar maior desconforto com tosse; provocar aumento da secreção ou produzir uma secreção mais espessa; e, em alguns casos, levar a sangramento no nariz. 

Além disso, o pneumologista alerta para o fato de que algumas doenças preexistentes podem ficar com o seu controle prejudicado, como é o caso da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e da asma. 

  • Diante disso, o dr. Rodrigo dos Santos Lima recomenda: 
  • manter uma boa hidratação; 
  • evitar atividade física em horários em que a umidade está muito baixa e o sol está muito forte;  
  • fazer uma boa lavagem nasal com solução fisiológica ou soro;  
  • manter a caderneta de vacina em dia; 

  • e, se possível, evitar o contato direto com fumaças que sejam visíveis durante o dia. Se isso não for possível, deve-se usar máscara neste momento. 

Sobre a Kora Saúde  

Um dos maiores grupos hospitalares do país, a Kora Saúde possui 17 hospitais espalhados pelo Brasil e está presente no Espírito Santo (Rede Meridional nas regiões de Cariacica, Vitória, Serra, Praia da Costa, em Vila Velha, e São Mateus); Ceará (Rede OTO, todos em Fortaleza); Tocantins (Medical Palmas e Santa Thereza na cidade de Palmas); Mato Grosso (Hospital São Mateus em Cuiabá); Goiás (Instituto de Neurologia de Goiânia e Hospital Encore); e Distrito Federal (Hospital Anchieta e Hospital São Francisco). O grupo possui mais de 2 mil leitos no país e 11 mil colaboradores. A Kora Saúde oferece um sistema de gestão inovador, parque tecnológico de ponta e alta qualidade hospitalar, com o compromisso de praticar medicina de excelência em todas as localidades onde está presente.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem