Em Águas Lindas, oposição tenta de forma fracassada criar divisão e fake news na cidade

COMBATE A DESINFORMAÇÃO 













Em Águas Lindas, fake news tem se espalhado para confundir eleitores. | Foto: Reprodução


Sem quaisquer fundamentos ou argumentos consistentes, desinformação corre solta na cidade 


Na última semana, em Águas Lindas de Goiás, uma matéria esdrúxula e de caráter duvidosa tem circulado nas redes sociais promovendo a desinformação e a falta com a verdade, resultando na falha tentativa de criar dúvidas entre os grupos políticos na cidade. 


Com a matéria em questão, fizemos uma análise minuciosa das afirmações levantadas e fomos também atrás das figuras citadas na matéria para entender melhor essas afirmações e também a veracidade dos fatos. Vamos as afirmações da matéria, nos prints abaixo: 













Print de trecho da matéria. | Foto: Reprodução


A afirmação acima de que “o sonho do presidente da câmara, Everaldo Veículos em ser vice prefeito foi por água abaixo” nos causa estranheza, pois o presidente não apresenta em seu histórico político nenhuma condenação em primeira e nem em segunda instância ou quaisquer outros processos que pudessem levar a sua inelegibilidade, tendo em vista que somente acusações em segunda instância, através de um júri colegiado, faz com que um candidato seja inelegível. Dessa forma, em consulta ao presidente da Câmara Everaldo Veículos, perguntamos se ele havia desistido de concorrer ao cargo ou se não seria mais candidato, o mesmo nos afirmou que NÃO, que é sim pré-candidato e que não desistiu de concorrer, reafirmando também o histórico de sua carreira. O que demonstra que a afirmação da matéria não passa de falácia sem fundamento.


Veja outro trecho controverso e sem sentido nenhum da matéria, veiculado para atacar os membros do poder Legislativo de Águas Lindas.










Print de trecho da matéria. | Foto: Reprodução


Nesse parágrafo da matéria, nem precisamos pedir uma nota de esclarecimento ao Ministério Público, pois todos nós sabemos que o MP não tem interesse nenhum em indicar um candidato ao cargo de vice-prefeito ou a outros cargos políticos, sendo essa afirmação mais uma prova do nível mentiras e  fake news de uma pequena oposição sem nenhum compromisso com a verdade, visando somente  confundir eleitores e a base governista. 


Em relação ao Republicanos, conversamos com Hildo do Candango, um dos principais representantes do partido no Entorno, e o mesmo se apresentou dizendo que o partido Republicanos no último mandato teve o cargo de vice-prefeito, através de seu membro, Pastor Jorge Amaro, e é natural que o partido brigue para manter a sua vaga, mas que em nenhum momento o partido está desmerecendo nenhum nome da cidade. Quanto ao posicionamento do Everaldo, é um posicionamento justo e individual dele, não cabendo ao Republicanos dizer quem pode ou não se candidatar, e novamente disse que a posição do partido é buscar manter a sua vaga, sem impedir que outros pré-candidatos ou outros nomes queiram reivindicar esse cargo. 


Veja abaixo outro trecho, onde a matéria tenta criar divisões entre a forças políticas da cidade: 









Print de trecho da matéria. | Foto: Reprodução


A matéria também afirma que o vice-prefeito “tornou-se descartável”. Esse tipo de conteúdo mostra que há um movimento político na cidade querendo criar um racha e uma divisão na base de Dr. Lucas Antonietti, com o intuito de colocar seus aliados uns contra os outros. Porém, em conversa com o Dr. Lucas Antonietti, o prefeito sempre demonstrou muito carinho e respeito pelo seu vice, Pastor Jorge Amaro. O partido Republicanos também se posicionou, lembrando a importância do atual vice ao lado de Dr. Lucas durante o mandato e nesses anos de desenvolvimento em Águas Lindas. É importante lembrar também que o fato dele ser o atual vice, precisa ser levado em consideração pela disputa interna partidária, pois outros nomes podem ser colocados à disposição do partido para tentar, mas sabemos que isso é algo que precisa ser discutido dentro do partido,é natural que durante a convenção partidária possa surgir outros nomes.


Fake news não contribui para democracia

Infelizmente a cultura da fake news ainda é muito usada, por políticos que não tem dignidade e compromisso com a verdade, lembremos ainda que as fakes news são os males deste século é um desafio para o mundo inteiro, notícias falsas, sem critérios são responsáveis pela volta de doenças que já eram consideradas erradicadas, e estão voltando pela falta de vacinação da população, que são bombardeados com notícias falsas de todo o tipo, inclusive que quem toma vacina vira jacaré, e que a terra não é redonda.


Esse tipo de matéria acaba se tornando cada vez mais comum, quando se aproxima o período eleitoral, porém são facilmente desmascaradas, pois não costumam apresentar fatos relevantes ou argumentos que sustentam sua tese. Fica aqui o nosso alerta para os futuros casos que possam aparecer (e tudo indica que irão aparecer), estamos de olho! 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem