SIC finaliza planejamento da política mineral goiana para os próximos 20 anos

Evento contou com a presença de autoridades, prefeitos homenageados, empresários e artesãos goianos (Foto: SIC)
Evento contou com a presença de autoridades, prefeitos homenageados, empresários e artesãos goianos (Foto: SIC)

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) encerrou, na quarta-feira (13/12), o último dia do encontro voltado para a promoção do setor de mineração em Goiás, o MINERA GO. O evento marcou a finalização da 1ª etapa do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO), que planeja a gestão da atividade minerária goiana para os próximos 20 anos.

Por Juliana Carnevalli - Agência Cora Coralina

O objetivo é que o PERM-GO, que identifica e sana os entraves para o potencial crescimento do setor mineral, atendendo aos anseios do grande ao micro empreendedor de mineração, seja transformado em projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Realizado pela SIC em conjunto com a Comissão de Minas e Energia da Alego, o MINERA GO representa uma importante etapa no desenvolvimento da área das mineradoras goianas, que atualmente representa 30% do PIB estadual e responde por cerca de 20% do total das exportações estaduais.

O evento reuniu, pela primeira vez, todos os órgãos envolvidos em mineração, com a participação de universidades, mineradoras, artesãos, instituições parceiras. Na programação, palestras, estandes e a mostra Cluster de Joias.

"Com o encerramento desta etapa, o objetivo é que o Governo de Goiás, por meio da SIC, tenha um amplo diagnóstico para definição de projetos prioritários que ampliem o mercado, atraiam investimentos e criem novos postos de trabalho em toda a cadeia produtiva mineral, de modo a beneficiar toda a nossa população", enfatiza o titular da SIC, Joel Sant'Anna Braga Filho.   

Goiás no cenário nacional da mineração

No cenário nacional, o estado de Goiás lidera a produção de fosfato, níquel, vermiculita e também ocupa lugar de destaque na produção de cobre, ouro, bauxita, nióbio, crisotila, agrominerais, calcário agrícola e agregados para uso na construção civil.

No geral, Goiás está em quarto lugar no país em arrecadação de exploração mineral, sendo o quinto maior produtor de bens minerais metálicos no Brasil, com a produção comercializada atingindo R$ 8,6 bilhões.

Dessa forma, dez munícipios goianos são destaque no ramo minerador, sendo eles: Alto Horizonte (Cobre); Barro Alto (Níquel e Alumínio); Crixás (Ouro); Ouvidor (Fosfato e Nióbio); Catalão (Nióbio e Fosfato); Minaçu (Crisotila e projeto de Terras Raras); Indiara (Calcário); Pilar de Goiás (Ouro); Vila Propício (Calcário) e São Luís de Montes Belos (Vermiculita).

Política mineral goiana

O PERM-GO é resultado da colaboração entre o Governo de Goiás, por meio da SIC; setor produtivo; instituições acadêmicas e governamentais; e a sociedade. Seu objetivo é propor ações e políticas públicas, para o planejamento e gestão da atividade minerária para os próximos 20 anos, capaz de identificar e sanar as dificuldades para o potencial crescimento do setor mineral.

Durante esse primeiro estágio, 12 municípios foram contemplados, com a colaboração de mais de 2 mil pessoas, e aproximadamente 7000 km foram rodados para garantir a participação dos gestores municipais, mineradoras, instituições de ensino e sociedade.

O presidente da Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (ACEAPP), Luiz Triers, que esteve presente na Mostra do Cluster de Joias, afirma a importância do Plano de Recursos Mineiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva como um todo.

"A proposta que está sendo feita dentro do PERM é integrar justamente esses municípios que têm matéria-prima e produto final. Então nós estamos muito empolgados com a nova etapa, porque o nosso setor era pouco visado dentro das políticas públicas."

MINERA GO

Estavam presentes nos estandes as principais mineradoras do estado de Goiás, são elas: Hochschild, Aclara Resources, Anglo American, Serra Verde, S&J Stones, Yamana Gold e AngloGold Ashanti, Brasil Minérios e Curimbaba.

O evento ainda realizou homenagem aos prefeitos e municípios que participaram ativamente do PERM, além de contar com a presença do deputado estadual e presidente da Comissão de Minas e Energia, Lineu Olimpio, do empresário Edson Del Moro e do Luiz Vessani, presidente da Edem. Também estavam expondo trabalhos artesãos de diversas cidades goianas, a exemplo de Pirenópolis, Cristalina e Campos Verdes.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem