Valter Campanato/Agência Brasil |
Divulgação do espelho da redação estará disponível em 90 dias
Por Souza - ICL NotíciasOs resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão disponibilizados no próximo dia 16 de janeiro na Página do Participante. Os participantes que realizaram as provas como “treineiros” terão suas notas divulgadas em março, conforme previsto no edital. O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, alcançando mais de 3,9 milhões de participantes.
Para visualizar as notas, os candidatos acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”.
Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.
A divulgação do espelho — versões digitalizadas dos textos entregues no dia da prova — das redações do Enem ocorrerá 90 dias após a liberação dos resultados.
O avaliação é feita conforme as cinco competências da matriz de referência, com a pontuação máxima de 1.000 pontos. Alguns fatores, como fuga ao tema, extensão inadequada, desconexão deliberada do tema proposto, não seguimento da estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame, podem levar à nota zero.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).