Planetário de Brasília recebe palestra sobre crimes cibernéticos e violência digital

Além da palestra, os alunos participaram de uma visita guiada para conhecer o acervo do Planetário de Brasília e de uma sessão exclusiva na Cúpula | Foto: Divulgação/Secti-DF

Iniciativa teve o objetivo de orientar estudantes de escola pública sobre os riscos e formas de se proteger dos crimes praticados pela internet


Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Nesta segunda-feira (18), o Planetário de Brasília recebeu 80 alunos, com idades entre 14 e 16 anos, do Centro de Ensino Médio Setor Leste para uma palestra sobre crimes cibernéticos e violência digital, proferida pela delegada Regilene Siqueira, subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e o Grupo Mulheres do Brasil – Brasília (GBM-Brasília), a iniciativa teve o objetivo de promover a conscientização e o combate à violência contra meninas e mulheres. Os crimes cibernéticos têm se tornado cada vez mais frequentes tanto no Distrito Federal quanto no Brasil como um todo. Para se ter uma ideia, foram registradas 1.069 ocorrências de stalking no primeiro semestre de 2023, segundo dados da SSP-DF.

Na ocasião, Siqueira, que já atuou nas Delegacias Especializadas de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) e de Atendimento à Mulher (DEAM2), ressaltou que é preciso ter muito cuidado, consciência e responsabilidade ao navegar na internet.

Durante a palestra, a subsecretária destacou as principais características de crimes como ciberbullyng, difamação, injúria, invasão de dispositivos eletrônicos e compartilhamento de imagens e dados pessoais. "Ao sofrer uma violência em ambiente virtual, é fundamental que seja feito o registro do boletim de ocorrência", frisa Siqueira.

Além da palestra, os alunos também participaram de uma visita guiada para conhecer o acervo do Planetário de Brasília e de uma sessão exclusiva na Cúpula.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF)

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem