Território da Carne promove seminário "por um mundo com mais açougues do que farmácias" durante a Expomeat 2024

 Programação de palestras, de 24 a 26 de setembro, em São Paulo (SP), pretende auxiliar o mercado varejista da carne a aumentar a saúde do negócio e expandir os lucros dos estabelecimentos

Debater a estratégia por trás do crescimento do número de farmácias e analisar como aplicá-las no setor de varejo de carnes é o tema central do ciclo de palestras, que será promovido pelo Território da Carne, empresa de educação com foco em geração de negócios na cadeia de proteína bovina, no SAVCARNES - Salão do Varejo de Carnes, durante a Expomeat 2024, que ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Com o tema central Por um mundo com mais açougues do que farmácias, as palestras, realizadas nos três dias, no período da tarde, reunirão especialistas para ajudar o público a entender os desafios e as oportunidades para o crescimento dos açougues no Brasil.

“O varejo mudou, bem como a forma de comercializar os produtos. Podemos dizer que isso ocorreu porque o consumidor está diferente. Há quem diga que o varejo está em declínio, mas, se assim fosse, o que justificaria o crescente aumento do número de farmácias no Brasil? O que está por trás deste crescimento versus o declínio do número de açougues que se mantém abertos? Estas são algumas das perguntas que pretendemos responder ao longo dos três dias, com o auxílio de profissionais altamente gabaritados e o debate com o público presente”, explica a CEO do Território da Carne, Andrea Mesquita.

Ela destaca que dados do Conselho Federal de Farmácias (CFF) apontam um crescimento de 63% em 20 anos, em comparação com 55 mil farmácias existentes em 2003. Por outro lado, segundo informações da Receita Federal, em 2024, foram registrados 68,9 mil estabelecimentos ativos do comércio varejista de carnes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada cinco instituições declarou falência em menos de um ano em operação e mais de 70% dos empreendimentos fecharam as portas com menos de dez anos de atividade.

“Dentre as principais causas de falência dessas empresas está a falta de planejamento e o controle das finanças, desde o plano de negócio até fluxo de caixa e capital de giro. Esses são apenas alguns dos principais aspetos que demandam uma boa gestão e acompanhamento constante”, detalha a CEO.

Foco em operação, custos e vendas

Diante de um mercado com tantas lacunas a serem preenchidas e perguntas a serem respondidas, três pautas precisam estar no radar dos empresários brasileiros: operação, custos e vendas. A programação do Seminário Varejo da Carne – “Por um mundo com mais açougues do que farmácias” contará com 10 palestras inéditas, voltadas para o varejista de carnes, que envolvem temas e especialistas renomados em suas áreas de atuação, oferecendo informações e soluções para ajudar a melhorar significativamente os resultados de seu comércio.

No dia 24 de setembro, os debates começam no painel “Açougue 4.0 - Otimize a produção” com a palestra “Como fazer gestão de estoque usando a integração balança-etiqueta-software”, ministrada pelo especialista em Manutenção de Instrumentos de Pesagens e Automação Comercial, fundador da Oficina das Balanças e diretor Comercial da Inova Sistemas, Lucas Canovas. Em seguida, o médico-veterinário, Mestre em Engenharia de Alimentos e diretor da Bionov Bioprodutos, Ronaldo Montezuma falará sobre as novas tecnologias para otimizar as operações de cortes de carne no varejo.

Seguindo a programação do primeiro painel, o engenheiro mecânico e diretor na Datalon responderá à pergunta “Oscilação de temperatura: como eliminar o grande inimigo do varejo de carnes?”. Para fechar a programação do primeiro dia, a mesa-redonda: “Carcaça x caixaria: pontos fortes e fracos no dia a dia da operação de açougue” reunirá no palco o proprietário da Joel Carnes, Joel Fragoso e a zootecnista e a fundadora do Território da Carne, Andrea Mesquita.

No segundo dia do evento, o painel “Açougue 4.0 - reduza os custos” receberá a advogada tributarista e fundadora da Kalliop Lima Advocacia, Kalliop Lima para tratar dos impactos da reforma tributária no setor de carnes: oportunidades e desafios para maximizar o lucro. Em seguida, Andrea Mesquita sobe ao placo para apresentar uma das palestras mais aguardadas do evento: “O segredo por trás do mercado farma que está transformando o varejo de carnes brasileiro”. Fechando o painel, o empreendedor e sócio-diretor da PerFreitas Gestão Administrativa e Financeira, Matheus Freitas ministrará a palestra “Vendo e não vejo a cor do dinheiro - o que está acontecendo?”.

O painel três, que será realizado no último dia do evento com o tema “Venda mais e melhor”, terá como primeiro palestrante o consultor e projetista, especialista em certificação sanitária em órgãos fiscalizadores e fundador da Fortes Projetos, Guilherme Fortes, que falará sobre a “regularização de produção em açougues: como conseguir o desejado selo de inspeção e qual seu impacto nas vendas?”. O futuro dos meios de pagamento no varejo, com foco em ganhar mais sem vender mais, será o foco da apresentação do especialista em soluções inovadoras de meios pagamentos e fundador da Primefy, Pablo Klein.

Fechando a programação do seminário, o proprietário da Joel Carnes, Joel Fragoso e Andrea Mesquita recebem convidados para uma mesa-redonda que debaterá as características de loja que potencializam as vendas, promovendo um passeio pelo Futuro Açougue, uma das atrações do Território da Carne na Expomeat.

“Serão momentos importantes para debater o setor e entender como fazer com que os negócios prosperem, dando atenção para a gestão, operação e vendas. Infelizmente, ainda existem muitos varejistas que não entendem a importância de realizar uma análise minuciosa de todos os pontos que influenciam a rentabilidade e lucratividade do empreendimento e esse evento pretende oferecer conhecimentos para que possam aplicar em suas lojas os processos que auxiliarão no dia a dia”, afirma Andrea.

Espaço pensado para o varejo de carnes

Aprimorando o compromisso de trazer informação, educação e negócios no mercado de proteína bovina, pela primeira vez, o Território da Carne também contará com três espaços estratégicos na Expomeat. Os espaços foram organizados para trazer variedade e maior possibilidade de negócios, tanto para o visitante, quanto para os parceiros.

Além do auditório que sediará o seminário “Por um mundo com mais açougues do que farmácias”, o Território da Carne preparou um açougue cenográfico – o Futuro Açougue, com a participação de mais de 25 parceiros, que terão a oportunidade de demonstrar produtos, equipamentos e serviços que todo dono de açougue deveria conhecer se pretende manter seu negócio em funcionamento. Haverá ainda um espaço para geração de negócios entre varejistas e fornecedores de proteínas com a participação de marcas de carne de diversos estados brasileiros, seja de carcaças ou caixarias.

“Serão quase 300 metros quadrados na Expomeat, 100% dedicados aos empresários do ramo de açougues, que são os protagonistas da missão do Território da Carne, a qual está cada dia mais clara: por um mundo com mais açougues do que farmácias”, finaliza Andrea Mesquita.

As vagas são limitadas e o credenciamento é gratuito, somente no site da Expomeat. 

Sobre o Território da Carne

Fundada pela zootecnista Andrea Mesquita, a Startup com foco em geração de negócios dentro da cadeia de proteína bovina através da educação, Território da Carne nasceu com o principal propósito de reduzir as perdas deste importante alimento principalmente dentro, mas também fora dos açougues. Seu objetivo é auxiliar na forma como é feita a administração do comércio, nas avaliações de qualidade do produto, na capacitação do time, no posicionamento digital, bem como na escolha de fornecedores certos, auxiliando nas decisões de compra do empresário, entre outros aspectos importantes dentro do negócio.

Já passaram pelo ecossistema da empresa centenas de proprietários, gestores, empreendedores, administradores, gerentes de serviço, consultores e empreendedores do varejo, indústria e do campo que atingiram melhores resultados através de metodologias próprias, elaboradas pela empresária.

Sua frente de trabalho está baseada em quatro pilares: Compreensão da Cadeia, Aumento da Eficiência, Consumo + Consciente e Busca por Excelência.


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