A Venda
Truck, uma inovadora startup do setor de transportes, surge como uma
solução disruptiva no mercado de veículos pesados. Fundada em 2022, a empresa
rapidamente se destacou, facilitando a conexão entre compradores e vendedores
de caminhões, carretas e máquinas por meio de um marketplace dinâmico. Com mais
de 50 transações e um volume de vendas superior a R$5 milhões, a Venda Truck
busca simplificar e fortalecer o comércio nesse nicho específico.
Aqui,
conversamos com o fundador da Venda
Truck para explorar a origem da ideia, os desafios enfrentados, os momentos
cruciais do crescimento e os planos futuros da empresa. Conheça a história por
trás dessa startup que está transformando a forma como os negócios são feitos
no setor de logística de veículos pesados.
Perguntas
e Respostas
Origem da
Ideia: O que inspirou a criação da Venda Truck e qual foi o principal desafio
que você queria resolver no setor de logística?
Tenho uma
empresa de compra e venda de caminhões e carretas chamada Auto RF Caminhões e
Carretas em Curitiba PR, a autoridade e confiança que criei no ramo com canal
do youtube e as redes sociais fizeram com que os clientes viessem até mim
procurar diversos tipos de veículos que eu não tinha em minha loja, sendo assim
vi uma oportunidade de oferecer veículos de outras lojas, apliquei o mesmo
método e obtivemos bons resultados.
Os tipos de
veículos negociados geralmente são clientes de abrangência nacional, então o
desafio é fazer com que o cliente entenda sobre o veículo em vídeos de alta
resolução e transparentes e confie a ponto de rodar 2, 3 até 4 mil km já com a
certeza de chegar, pagar e levar.
Primeiros
Passos: Como foram os primeiros dias após o lançamento da Venda Truck? Houve
algum momento chave que você percebeu que a empresa seria um sucesso?
No começo
nosso conteúdo orgânico tinha muito alcance e consequentemente resultado para
as lojas, percebi que seria um sucesso com as viralizações dos conteúdos e
aumento repentino nos seguidores. A empresa até jun/2023 trabalhou praticamente
de forma orgânica e tendo resultados. Após isso, o mercado mudou e tivemos que
trabalhar em paralelo com campanhas pagas.
Crescimento:
A Venda Truck teve um crescimento impressionante em termos de transações e
volume de vendas. A que você atribui esse sucesso?
O sucesso é
atribuído a um trabalho bem feito, com equipamentos de qualidade e estudos para
entender o que performa melhor em cada momento.
Tecnologia
e Inovação: De que maneira a tecnologia tem sido um diferencial para a Venda
Truck no mercado de veículos pesados?
A tecnologia
facilitou essa ligação de quem quer comprar e quer vender. Nós entendemos que
qualquer veículo no pátio da loja, tem alguém em algum lugar do brasil
precisando exatamente daquele veículo, nossa função é fazer essa ligação de
forma mais assertiva possível.
Pegamos
nossos anúncios em vídeos inovadores e “bombardeamos” as redes para alcançar o
maior número de pessoas e encontrar o comprador.
Desafios
do Setor: Quais são os maiores desafios enfrentados atualmente no setor de
logística e como a Venda Truck está trabalhando para superá-los?
O maior
desafio no setor de comércio de pesados é a sazonalidade, criar um público
ajuda a equilibrar essa oscilação de mercado.
Perfil
dos Usuários: Pode nos contar mais sobre os usuários da Venda Truck? Há uma
tendência ou padrão entre os compradores e vendedores que utilizam a
plataforma?
Hoje
trabalhamos única e exclusivamente com lojas, pensando muito na segurança do
cliente comprador, a loja dá garantia, não a possibilidade de golpe, e ela tem
endereço físico onde o cliente comprador pode ser recebido.
O perfil do
cliente comprador, são pessoas do ramo de transporte no geral, caminhoneiros,
donos de caminhão, donos de transportadoras, agricultores. Geralmente esse
público acompanha o conteúdo e interage.
Expansão
e Escala: Quais são os planos de expansão para a Venda Truck? Há planos para
internacionalizar a plataforma ou adicionar novas categorias de produtos?
Nosso foco
principal é expandir em número de lojas e expandir geograficamente, hoje
estamos apenas em Curitiba PR e Campo Grande MS. Precisamos em paralelo
aumentar nossas visitas no site e aumentar o público nas redes sociais para que
haja um equilíbrio e as lojas continuem tendo bons resultados.
Internacionalizar
sim, em algum momento, talvez quando saturar o mercado pensamos em
internacionalizar.
Estamos
sempre buscando desenvolver ferramentas para ajudar no dia a dia do cliente
comprador e do lojista, já temos em funcionamento uma tabela Custo Frete para
auxiliar o cliente comprador, e em desenvolvimento temos um aplicativo para
auxiliar a loja a controlar os gastos na preparação dos veículos.
Concorrência:
Como a Venda Truck se posiciona em relação aos concorrentes tradicionais e
digitais no mercado de venda de veículos pesados?
Hoje temos
no máximo 4 concorrentes diretos, buscamos entender o que eles fazem de melhor
e aplicar na nossa empresa, e também trabalhamos buscando diferenciais para nos
destacar.
Visão
Futura: Como você vê a evolução do mercado de veículos pesados e o papel da
Venda Truck nele nos próximos anos?
Esse é um
mercado necessário que não vai acabar tão cedo, a logística dos nossos produtos
de consumo é feita em maior parte através de transporte rodoviário. O formato
de anúncios em vídeo do Venda Truck definitivamente foi uma virada de chave
para esse mercado, comprar um caminhão, carreta ou máquina da forma
convencional em fotos já está mudando.
Venda Truck
tem um papel fundamental em sempre estar inovando e consequentemente criando
tendências de mercado.
Dica para
Empreendedores: Qual conselho você daria para alguém que está pensando em
começar um negócio no setor de logística ou em startups de maneira geral?
Recomendo
que nesse mercado após um bom estudo da área que deseja atuar, é um ótimo
mercado com boas oportunidades, mas por outro lado é um mercado perigoso e com
altos índices de quebra.