Maior campeonato mundial de robótica para crianças e adolescentes acontece em Campinas

Evento ocorre nos dias 8 e 9 de novembro; Rafael Oliveira, CEO do Grupo MKR, explica como a tecnologia na educação pode auxiliar jovens e países a terem um futuro promissor

Nos dias 8 e 9 de novembro, das 09h às 17h horas, acontece no Expo Boulevard Iguatemi, em Campinas, o IYRC (International Youth Robot Competition), o maior campeonato de robótica do mundo destinado a crianças e adolescentes. Com entrada franca e mais de mil competidores, de todas as partes do Brasil, entre 6 e 17 anos, os vencedores deverão concorrer ao IYRC Internacional, que ocorre na China. Para participar do campeonato, os competidores tiveram entre 2 a 3 meses para desenvolver projetos de robôs, que vão desde robôs que executam jogos até robôs de resgate e exploração. Um dos principais apoiadores do evento é a My Robot, rede de franquias de escolas de robótica. A My Robot oferece todo o preparo, apoio, suporte técnico e educacional necessários para os alunos competirem, com trainees que auxiliam os competidores do processo da criação dos robôs até o incentivo durante o evento.

"Campeonatos como o IYRC são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades práticas e soft skills dos alunos. Além de aprender sobre programação, eletrônica e engenharia, eles também aprimoram habilidades interpessoais, como trabalho em equipe, liderança e resiliência, o que é essencial para a sua formação como profissional e também como ser humano. A edição deste campeonato no Brasil promove a inclusão de alunos da rede municipal e privada, fazendo com que todos tenham direito à inovação, à criatividade e aprendam mais sobre o trabalho em equipe. É uma excelente oportunidade para o jovem entrar em contato com a tecnologia e estar melhor preparado para o futuro", comenta Rafael Oliveira, CEO do Grupo MKR.

Entre  as modalidades, estão a Basquete, desafio em que os robôs devem marcar pontos em uma arena, simulando um jogo de basquete, a Line Follower, competição de velocidade e precisão em que os robôs seguem linhas em um percurso determinado, a Futebol, um jogo de futebol em que os robôs, controlados por seus operadores, competem para marcar gols, a Safari, na qual os robôs enfrentam uma série de obstáculos, simulando a navegação em ambientes desafiadores, Galaxy, exploração espacial simulada, onde os robôs completam tarefas em um cenário inspirado em missões espaciais, e a Drone, desafios de controle e coordenação para drones, com foco em precisão e habilidades de voo.

Ao todo, a IYRC reuniu 30.000 alunos da rede pública municipal e 9000 alunos de escolas particulares. O evento ocorre no Brasil desde 2018, quando o Grupo MKR, holding na qual a My Robot está inserida, trouxe o campeonato para a cidade de Leme, no interior de São Paulo. Entre os competidores desse ano, se destacam-se os alunos Thalles Eduardo Ferreira Leal e Antonio Gabriel Pereira, ambos de nove anos. Ambos são ganhadores da modalidade Galaxy, na qual devem criar projetos de robôs de resgate.

"Investir em tecnologia na educação é necessário. Vejamos o exemplo de alguns países, como a Coreia do Sul, por exemplo. Nos anos 80, a Coreia do Sul tinha um PIB menor do que no Brasil. Hoje, menos de 50 anos depois, o trabalhador médio da Coreia do Sul tem uma renda anual 14 vezes maior do que o trabalhador médio brasileiro, a população coreana tem 100% de alfabetização e o país está entre as 15 maiores economias do mundo. Tudo isso só foi possível graças ao alto investimento que a Coreia do Sul realizou em educação. A educação pode mudar uma vida e uma nação, portanto, devemos preparar os nossos jovens da melhor forma possível. Aqueles que vencerem e participarem da edição internacional, terão uma oportunidade enriquecedora de trocar conhecimentos únicos e entrar em contato com outras culturas", conclui Rafael.

Com origem sul-coreana, a My Robot é uma escola de robótica e programação para jovens e adultos que desejam entender e dominar as tecnologias da Era Digital. A rede já alcançou mais de 1.500 unidades espalhadas por 16 países, sendo que somente no Brasil já são mais de 40 escolas. O foco da My Robot é que os seus alunos materializem suas ideias e criem os seus próprios projetos, aguçando a sua criatividade e desenvolvendo uma visão tecnológica e construtiva sobre o futuro. Por ano, a rede auxilia na educação de mais de 750 mil alunos no mundo todo.

Endereço do IYRC: Expo Boullevard Iguatemi - Av. Sen. Darcy Ribeiro, 140 - Vila Brandina, Campinas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem