Maior festival de criatividade e inovação da América Latina chega a Brasília nesta sexta (22)

O Pixel Show levará palestras, workshops e exposições gratuitas à Arena BRB Mané Garrincha, até domingo (24), das 9h às 21h

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Entre os dias 22 e 24 de novembro, o Festival Internacional de Criatividade Pixel Show, que já contou com 18 edições em São Paulo, desembarca na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, com palestras, workshops e exposições de artistas e de negócios criativos, além de uma programação gratuita para todos os públicos e idades.

O Festival Internacional de Criatividade Pixel Show contará com uma arena multiuso, que será palco de apresentações de criativos, palestras de curta duração, cosplay e apresentações musicais | Foto: Divulgação/Secti-DF
O Festival Internacional de Criatividade Pixel Show contará com uma arena multiuso, que será palco de apresentações de criativos, palestras de curta duração, cosplay e apresentações musicais | Foto: Divulgação/Secti-DF


Com mais de 160 atrações em três dias e uma expectativa de público de mais de 30 mil pessoas, o Pixel Show promete transformar a capital do país em um polo de inovação e criatividade. Para o criador e organizador do evento, Simon Szacher, será uma oportunidade de reunir artistas, designers, gamers e criativos de diferentes áreas no coração do país, em um ambiente que celebra a arte em todas as suas formas.

"Levar o Pixel Show para Brasília é uma conquista sem precedentes, pois a cidade tem um potencial criativo enorme, com o cenário artístico e cultural em plena expansão. É o local ideal para o nosso objetivo de democratizar o acesso à economia criativa e cultural, e inspirar pessoas de todas as idades a explorarem sua própria criatividade", explica.

Com 95% da programação gratuita, o festival contará com uma arena multiuso, que será palco de apresentações de criativos, palestras de curta duração, cosplay e apresentações musicais, além de sessões de animação. Serão cerca de 20 palestras Sharp Talks, além de 10 workshops para ajudar os criativos a desenvolverem seus dons e trabalharem com esse talento.

A área gratuita trará também mais de 100 expositores, em um ambiente com espaço Makers para prestigiar o trabalho de artistas e criadores independentes e autorais, pockets shows, produtores e criadores de games, festival gastronômico com um food park, exposição de artistas diversos, festival de tattoo, exposição de criações inéditas, experiências tecnológicas e digitais com muita inovação, experiências imersivas XR, simuladores e muito mais.

"A economia criativa é fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal. Ela não apenas gera empregos e movimenta a economia local, mas também fortalece nossa identidade cultural e posiciona Brasília como um polo de referência nacional e internacional", destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman. "O DF tem hoje mais de 130 mil agentes criativos em diferentes áreas. Acreditamos que o Pixel Show será um grande impulso para fortalecer e expandir esse ecossistema."

Palestrantes confirmados

Nomes internacionais e nacionais de peso já confirmaram presença no auditório principal do Pixel Show para falar sobre ilustração, design gráfico, efeitos visuais de cinema, mídias sociais, games e publicidade, mostrando sua diversidade de formas e tendências. Todas as palestras serão silenciosas, com uso de fones individuais para interação das atrações.

Entre os nomes que passarão pelo auditório principal estão: Orkut Buyukkokten, engenheiro de software criador da rede social que leva o nome dele; Gemma O'Brien, artista australiana mundialmente reconhecida pelo seu trabalho em lettering, ilustração e design tipográfico, tendo no currículo colaborações com marcas como Nike, Adobe e QANTAS; David Carson, designer gráfico e ex-surfista, considerado um dos criativos mais influentes dos anos 90; Jordan Soles, vice-presidente de Desenvolvimento Tecnológico da Rodeo FX, empresa canadense de efeitos visuais para cinema, televisão e publicidade, famosa por ser a criadora dos efeitos da série Game of Thrones; Felipe Grimaldi, designer gráfico e influencer digital; Marcos Mello, artista que há 21 anos ministra os cursos de tipografia e letterpress que são referências nessa área; e Daniel Melim, reconhecido pelas intervenções urbanas que realiza utilizando o stencil.

Workshops

O Pixel Show também traz uma programação de workshops que une aprendizado prático e inspirações visuais, oferecendo aos participantes a chance de explorar técnicas variadas ao lado de artistas e profissionais do mercado criativo. Cada atividade será uma imersão de até três horas, com temas que vão desde diagramação e ilustração até aquarela, graffiti, lambe-lambe, stencil, estamparia e design thinking. Confira alguns dos destaques deste ano.

Interferência, Desenho e Fotografia – Com o artista visual Toninho Euzébio, o workshop é destinado a estudantes da rede pública de ensino. A oficina abordará a técnica de interferência, que mistura desenho e fotografia. No processo, haverá uma atividade de desenvolvimento de personagem e as crianças serão provocadas a criarem suas interferências, com base nas obras do artista com uso de material que será distribuído.

Workshop Maker – Ministrado por Henri Coelho, engenheiro mecatrônico e fundador da Robolivre, a oficina é voltada para jovens de 10 a 16 anos. Os participantes aprenderão sobre a tecnologia de corte a laser e criarão seus próprios DinoPets – miniaturas de dinossauros feitas em MDF e personalizadas com tintas, canetas e giz, introduzindo o público jovem ao universo da fabricação digital.

Workshop de Técnica Mista – Michel Ramalho, diretor de arte e quadrinista com vasta experiência no meio audiovisual, vai explorar o uso de diferentes materiais, como aquarela, lápis de cor e giz pastel. O objetivo é criar obras fluidas por meio de processos práticos de pintura, com ou sem lineart, permitindo uma finalização mais solta e orgânica.

Tipografia e Street Art – Workshop com Alexandre Soma, designer editorial e colagista, que trará sua expertise em diagramação e projeção visual, além de experiências com design gráfico e motion.

Workshop de Origami – Marcio Okabe irá comandar esta oficina de origami completamente diferente. Os participantes irão aprender a fazer a Torus de origami, uma peça interativa incrível para estimular a criatividade, feita a partir de um papel retangular de 64 cm x 13 cm e marcado na cortadora laser.

Experiências

Inúmeras experiências interativas estão programadas para esta edição do evento, com destaque para:

→ O game Arkave, uma plataforma de jogos em realidade virtual inédita no Brasil;

→ Parede de Colorir, uma projeção interativa que permite aos participantes explorar sua criatividade ao pintar desenhos disponíveis ao seu próprio gosto;

Ringue dos Robôs, uma mistura de brincadeira com a prática de robótica, em que o objetivo é estourar a bexiga que o outro robô está segurando.

Exposição Meu Primeiro Videogame, com mais de 250 consoles de diversas gerações em seu acervo;

→ Laser animes, uma experiência que usa tecnologia laser junto com um tablete e uma caneta de desenho. O público vai criar um desenho e fazer pequenas e simples animações;

Neon Space, onde os visitantes poderão desenhar, escrever e pintar usando tintas fluorescentes que em ambiente com luz negra;

Kinect Vibes, que permitirá ao visitante transformar sua imagem em um avatar digital que se altera de três em três minutos.

Nomes de peso já confirmaram presença no auditório principal do Pixel Show para falar sobre ilustração, design gráfico, efeitos visuais de cinema, mídias sociais e games


Sobre o festival

O Pixel Show é o mais antigo do Brasil e o maior festival de criatividade da América Latina e ocorre anualmente em São Paulo, desde 2005, sempre no último trimestre do ano. Na última edição presencial, em 2019, o evento reuniu mais de 53 mil pessoas.

O Pixel Show tem como tema central tendências, inspirações, cultura, arte, empreendedorismo, inovação e tecnologia, buscando fomentar e abastecer com ideias o mercado da economia criativa, sempre gerando impacto social positivo, inclusive nas áreas de saúde, sustentabilidade e educação, entre outras.

Em 2020 e 2021, em suas edições 100% online, o festival foi assistido por mais de 130 mil pessoas, que geraram mais de 5 milhões de impressões em mais de 75 países ao redor do mundo. Em 2024, o Pixel Show chega a sua 19ª edição, desta vez em Brasília. Também já foram realizadas quatro edições em outras capitais, sendo duas em Porto Alegre, uma em Recife e uma em Salvador.

Festival Internacional de Criatividade Pixel Show 2024 – 19ª Edição

• Data – De 22 e 24 de novembro, das 9h às 21h
• Local – Arena BRB Mané Garrincha
• Mais informações: pixelshow.co

*Com informações da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem