BRB

Quais itens são essenciais para você observar no planejamento estratégico da sua empresa em 2025

Da utilização da IA até a motivação dos colaboradores, André Vidmar, Fundador e CEO do Exogrupo, destaca os principais pontos para o empresário observar em seu negócio neste ano.


Indispensável para todo empresário, o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que possibilita prever possíveis cenários futuros e tomar decisões antes que eles ocorram. Por meio da análise do cenário, definição de metas, indicadores e de um plano de ação coerente, esse planejamento é crucial para se preparar e superar os desafios que serão muitos.

“O mundo está em constante evolução, com mudanças cada vez mais aceleradas no comportamento do cliente, no desenvolvimento tecnológico e nos modelos de negócio. Como toda transformação, surgem novos desafios e oportunidades. O início do ano é um momento estratégico para reavaliar o seu planejamento empresarial, revisitar sua missão e ajustar o rumo. É a chance de definir metas claras e alcançáveis, construindo um plano robusto que permita não apenas evoluir, mas também prosperar em um cenário dinâmico e desafiador. Tudo isso é possível por meio de um bom planejamento estratégico”, comenta André Vidmar, Fundador e CEO do Exogrupo, holding detentora de marcas como Soluções Certas, empresa de consultoria empresarial; Oficina de Franquias, especializada em formatação e expansão de franquias; e Insta CSC, especializada em terceirização financeira.

Confira abaixo cinco itens que André Vidmar inclui para destacar em seu planejamento estratégico:

Utilização de IA

Segundo Vidmar, a utilização da inteligência artificial pode auxiliar tanto na melhoria de performance operacional e consequente redução de custos, quanto na otimização da jornada do cliente dentro da organização e consequente aumento da fidelização. “A IA deve ser vista como ferramenta indispensável para a sustentação das empresas imediatamente, pois a velocidade de desenvolvimento e aprendizado das plataformas é muito alta, principalmente com o uso de agentes de IA, por exemplo. O empresário que, em 2025 ainda não utiliza as novas tecnologias com certeza, aos poucos, ficará para trás”, explica André.

Reputação 

Atualmente, o consumidor não observa apenas o produto, mas também como determinada empresa se posiciona no mercado. A reputação empresarial é capaz de alavancar o sucesso da empresa ou arruiná-la. André destaca que, além do consumidor, outros personagens importantes, como parceiros e investidores, estão atentos à reputação de uma marca. Uma imagem corporativa robusta colabora na diferenciação competitiva, contribuindo, inclusive, na sua sustentação em tempos de crise. 

ESG 

As normativas de governança ambiental e social - ESG (Environmental and Social Governance) entram definitivamente para a pauta das boas práticas empresariais. A preocupação com o futuro do planeta ganha força com a aceleração das mudanças climáticas e é motivo de preocupação das novas gerações. Gerações estas, que representam a força de trabalho e o próprio mercado consumidor futuro. Portanto, se queremos colaboradores comprometidos e consumidores fidelizados, não temos como ignorar a ESG. Além disso, uma empresa engajada nas normativas de ESG acaba se tornando mais atraente para investidores e também para financiamentos e incentivos fiscais. 

Motivação dos colaboradores

Se os colaboradores estão motivados, o trabalho é melhor realizado e os resultados da empresa são ainda melhores. O engajamento de profissionais é uma pauta antiga, mas, em um mundo com sistemas híbridos, no qual trabalhar online também faz parte do dia a dia, as estratégias para engajamento e os desafios para que isso ocorra são assuntos novos. Desde gamificação até incentivos, existem diversas estratégias para motivar os colaboradores. Segundo Vidmar, o comprometimento dos colaboradores é fundamental não apenas para gerar ganhos de produtividade, mas também para valorizar a cultura organizacional inovadora e fortalecer a reputação da companhia.

Inovação

Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar a necessidade de inovação.

No atual ambiente empresarial, que é volátil e incerto, a inovação deixou de ser uma questão de diferenciação e passou a ser de sobrevivência. Porém, a inovação não precisa ser necessariamente disruptiva, ela pode ser incremental, de forma a trazer ganhos de produtividade e qualidade em processos já conhecidos, automatizando-os com apoio de IA, por exemplo, comenta André.

As mudanças estão em ritmo acelerado e, com isso, novas ferramentas, estratégias e oportunidades surgem. É preciso que o empresário esteja sempre atualizado e informado para que consiga se antecipar aos concorrentes. No mundo de hoje, uma empresa inovadora é uma empresa que tem maiores chances de competir e evoluir”, conclui Vidmar.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem