Festival acontecerá no CCBB Brasília na segunda quinzena de agosto e já anuncia line-up que mescla nomes consagrados e emergentes no cenário da música
Entre os dias 16 e 24 de agosto, o CCBB Brasília (Centro Cultural Banco do Brasil) será palco de um dos festivais de música e conferências mais relevantes do país: o Festival CoMA (Consciência, Música e Arte). Com uma programação que inclui shows, DJs, projetos musicais, talks e experiências, o evento reunirá mais de 30 artistas ao longo da semana. Entre os nomes já confirmados estão Sarau Secreto & Sandra Sá, Paulinho da Viola, Nação Zumbi, Metá Metá e Yago Oproprio.
A curadoria convida o público a mergulhar na diversidade de gêneros e ritmos musicais. Essa proposta se reflete no line-up deste ano, que vai do soul e funk de Sandra Sá – uma das vozes mais potentes do Brasil – ao boombap de Yago Oproprio, um dos principais representantes do hip hop atual. A programação ainda traz o instrumental vibrante do Metá Metá, o samba refinado de Paulinho da Viola e a brasilidade pulsante de Nação Zumbi e Paulinho Moska.
Além da programação musical principal, o festival promove o CoMA em Família, com atividades e shows voltados ao público infantil. A programação especial acontece nos dias 16 e 17 de agosto, com entrada gratuita no CCBB Brasília. Os detalhes deste primeiro fim de semana serão divulgados em breve.
Festival CoMA e Convergências
Uma das novidades deste ano é a parceria com o Convergências, evento multicultural gratuito que celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França. O destaque musical da programação será a apresentação da premiada artista Angélique Kidjo – cantora, compositora, dançarina, atriz e diretora, com 10 álbuns lançados e um Grammy Latino – marcada para o dia 21 de agosto. Outros nomes como Aluminé, Ronisia e Songe também integram a programação.
O Festival Convergências é uma realização do Instituto Francês, do Instituto Afrolatinas e da Mawê (produtora do CoMA), e será responsável por abrir oficialmente as Temporadas França-Brasil, com uma agenda intensa entre os dias 18 e 21 de agosto. A programação inclui fórum internacional, palestras, performances artísticas e uma cerimônia oficial com autoridades brasileiras e francesas, na Esplanada dos Ministérios.
Outro destaque é a parceria com a Embaixada da França, em vigor desde 2022. Em colaboração com o Festival Rio Loco, de Toulouse, a programação cocriada entre artistas brasileiros e franceses prevê apresentações em ambos os países.
SERVIÇO
Festival CoMA
16/08 a 24/08
Local: CCBB Brasília
Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) | SCES Trecho 02 Lote 22 Ed. Tancredo Neves. Setor De Clubes Sul. Brasília – DF
Classificação indicativa: A classificação é de 16 anos, a partir das 18h nos dias 16 a 22 e a partir das 15h nos dias 23 e 24 de agosto.
Vendas de ingressos:
Pré-venda para clientes Banco do Brasil: 29 de julho
Público-geral: 1º de agosto
Informações em breve
Sobre o Festival CoMA
O Festival CoMA é uma celebração da música, cultura e criatividade que une pessoas, culturas e ideias em uma comunhão inspiradora. Nascido em Brasília em 2017, vem sendo realizado anualmente. Já passaram pelos palcos do CoMA nomes como Elza Soares, Maria Gadu, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Gal Costa, entre outros expoentes da música.
A 7ª edição, neste ano, se destaca pela diversidade musical e por provocar reflexões sobre a relação entre cultura e o mercado do entretenimento. Além dos shows, que atraem grandes públicos, a Conferência CoMA promove um grande intercâmbio de conhecimento entre artistas e bandas em projeção, bem como profissionais já experientes do mercado musical. Em 2023, o Festival CoMA ingressou no movimento “Brasília é de Festivais”, endossando seu potencial turístico e de fomento da economia local.
Acompanhe o festival CoMA pelas redes sociais:
Instagram: @festivalcoma
TikTok: @festivalcoma
Twitter: @festival_coma
Youtube: https://www.youtube.com/@FestivalCoMA