RTRS reforça durante Semana do Clima em Londres protagonismo global na agenda da soja responsável

 Ao longo do encontro internacional, a associação participou de eventos estratégicos, reafirmando seu compromisso com um setor cada vez mais sustentável

A Mesa Global da Soja Responsável (Round Table on Responsible Soy Association – RTRS) marcou presença na London Climate Action Week 2025, uma das mais relevantes agendas globais sobre sustentabilidade e clima, realizada no final de junho, em Londres, na Inglaterra.

Com atuação estratégica em diferentes frentes, a RTRS demonstrou seu protagonismo na articulação por uma cadeia da soja mais responsável, inclusiva e alinhada aos desafios climáticos.

Como parte desta agenda, foi organizada a Task Force Europe da RTRS 2025, encontro que reuniu 40 representantes de diversos elos do setor, como produtores, traders, instituições financeiras e organizações da sociedade civil de toda a Europa, membros da RTRS ou detentores de certificados RTRS.

“O objetivo desse evento foi promover a colaboração, a inovação e a definição de soluções concretas para o avanço da cadeia produtiva da soja sustentável, reforçando o compromisso da RTRS em impulsionar práticas de soja responsável na Europa”, afirma a diretora-executiva global da RTRS, Luiza Bruscato, que, na oportunidade, juntamente com a líder de Mercado e da RTRS na Europa, Martina Torma, apresentou o Plano de Trabalho da Associação para 2027 e o Plano de Trabalho específico Europeu para 2025.

Outro destaque do evento foi a apresentação do Programa de Agricultura Regenerativa da RTRS, um projeto que busca promover a transição para práticas agrícolas que restaurem e melhorem os ecossistemas e não apenas minimizem os impactos negativos. “Houve diversas discussões interessantes sobre como escalar essas iniciativas em todo o setor”, destaca a diretora.

Ainda no evento, foi promovida a sessão interativa World Cafe, que possibilitou um diálogo aprofundado sobre temas, como dinâmicas do mercado de carbono, estratégias para se buscar desmatamento e conversão zero, desenvolvimento de mercados emergentes e certificação de declarações e cadeia de custódia.

“Foi um encontro muito inspirador e um grande passo em direção a uma transformação mais profunda na forma como nos conectamos e interagimos com nossa rede. Criamos um espaço real para ouvir, trocar ideias e cocriar o futuro da RTRS”, realça Luiza.

Participação em fóruns globais relevantes

Além da realização da Task Force Europe 2025, a RTRS esteve presente em dois eventos estratégicos da Semana do Clima, em Londres. Um deles foi promovido pela Tropical Forest Alliance (TFA), com a presença de representantes do setor privado, financeiro e governamental. A sessão debateu como a combinação entre regulação eficiente, capital catalisador e colaboração intersetorial pode acelerar a transição para sistemas agrícolas sustentáveis.

O evento destacou ainda o papel do Brasil na liderança dessa agenda. A fala do Ministro-Conselheiro Felipe Bandeira de Mello, da Embaixada do Brasil no Reino Unido, reforçou que produção e conservação podem caminhar juntas, e que sustentabilidade não deve ser encarada como custo, mas como imperativo de sobrevivência.

O terceiro momento de destaque foi a participação da RTRS no encontro organizado pela Volans, empresa liderada por John Elkington, referência internacional em sustentabilidade. O debate avaliou o estágio atual das práticas sustentáveis no mundo.

“Observamos avanços importantes, mas ainda incrementais. É tudo evolucionário, mas não revolucionário como precisaria ser. Não temos mais tempo para não avançar. Precisamos de soluções criativas, de alto impacto e de escala”, avalia Luiza.

Consolidação da presença internacional da RTRS

Com uma agenda robusta e multissetorial, a atuação da RTRS durante a Semana do Clima de Londres reafirma o posicionamento da associação como um dos principais articuladores globais na promoção de uma soja responsável. A organização segue comprometida com o fomento à inovação, à transparência nas cadeias de suprimento e à construção de soluções viáveis para produtores, compradores e consumidores em todo o mundo.

“A RTRS mostra que é possível conectar agricultura, mercado e clima com seriedade, diálogo e ação concreta. A força do nosso trabalho está justamente na diversidade de vozes que reunimos em torno de um propósito comum: uma cadeia da soja mais justa e sustentável”, finaliza a diretora-executiva da instituição.

Sobre a RTRS

Fundada em 2006 em Zurique, na Suíça, a Mesa Redonda da Soja Responsável (RTRS, na sigla em inglês) é uma associação internacional sem fins lucrativos que estabelece padrões competitivos e confiáveis e desenvolve soluções para promover a produção, o comércio e o uso de soja sustentável.

Como uma mesa redonda global multissetorial, a RTRS atua por meio da cooperação entre os diversos atores da cadeia de valor da soja — da produção ao consumo — oferecendo uma plataforma global de diálogo multilateral sobre soja responsável.

Como provedora de soluções, a RTRS desenvolve padrões de certificação para a produção de soja e para a cadeia de custódia, além de ferramentas como a Plataforma Online — que permite o rastreamento e o registro das certificações RTRS, dos volumes de produção e do material certificado — e a Calculadora de Pegada de Soja e Milho, entre outras ferramentas.

Mais informações: https://responsiblesoy.org/


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem