Ameaça global: você sabia que a raiva mata uma pessoa a cada nove minutos no mundo?

 Doença segue como um desafio de saúde pública no mundo, mas pode ser controlada por meio da imunização dos animais e ação colaborativa além das fronteiras

Após quase 140 anos do desenvolvimento da vacina antirrábica por Louis Pasteur, a raiva continua sendo uma enfermidade fatal. Com uma taxa de letalidade próxima a 100% após o surgimento dos sintomas, a doença é considerada uma das zoonoses mais graves do mundo. A raiva representa uma ameaça global que mata cerca de 59 mil pessoas todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Mais de 95% dessas mortes ocorrem na África e Ásia, e 4 em cada 10 vítimas da raiva são crianças.

A principal forma de transmissão da doença para seres humanos ainda é via raiva canina. Estima-se que 99% dos casos de raiva humana sejam decorrentes da mordida e arranhões de cães infectados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, a enfermidade é totalmente prevenível por meio da vacinação regular dos animais. “Os cães continuam sendo o elo central da transmissão da raiva para humanos em muitos países. Por isso, manter a vacinação em dia é essencial para proteger os tutores e toda a comunidade, além, é claro, dos pets”, destaca a diretora Corporativa de Marketing e Técnico Pet da Biogénesis Bagó, Carol Galli.

Nos últimos anos, o continente americano avançou no combate à raiva canina. Desde 1983, quando foi lançado o Programa Regional de Eliminação da Raiva pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), os casos transmitidos por cães caíram mais de 98%. Apesar dos progressos, surtos ainda ocorrem em regiões específicas, reforçando a necessidade de campanhas contínuas e de acesso a vacinas seguras e eficazes.

Parceira na colaboração global contra a raiva

Essa luta exige colaboração entre governos, entidades de saúde, comunidades e a indústria de saúde animal. Nesse cenário, a Biogénesis Bagó tem desempenhado papel fundamental como parceira estratégica, já que a companhia é um dos três maiores produtores de vacinas antirrábicas do mundo, com capacidade anual de mais de 50 milhões de doses, abastecendo campanhas massivas de imunização em diferentes continentes.

Na América Latina, uma em cada três vacinas aplicadas é da companhia, reforçando seu papel estratégico na prevenção da doença. Além disso, a empresa mantém acordos de transferência de tecnologia com instituições como o Instituto Tecnológico do Paraná (TECPAR), no Brasil, para o fornecimento de vacinas antirrábicas pelos próximos 10 anos, por meio de transferência de tecnologia. A iniciativa fortalece o acesso a vacinas de qualidade para cães e gatos, apoiando programas de saúde pública.

A Biogénesis Bagó também atua em campanhas massivas de vacinação na Argentina em parceria com a Fundación Mundo Sano, ampliando o acesso e contribuindo de forma decisiva para o controle da raiva em diferentes regiões.

“Nosso papel é apoiar campanhas de vacinação em escala global e oferecer soluções confiáveis para proteger cães, gatos e pessoas. Atuamos de forma alinhada ao conceito ‘Uma só saúde’, porque sabemos que a saúde animal está diretamente conectada à saúde humana e ambiental”, explica Carol Galli.

A vacinação como ferramenta eficaz

Comprometida em ampliar o acesso a vacinas de alta qualidade, a Biogénesis Bagó disponibiliza no Brasil através de uma parceria de distribuição junto a Dechra a Bioraiva Pet, vacina que contém suspensão de vírus rábico inativado e que imuniza cães e gatos contra a doença.

“A Bioraiva Pet é fruto do nosso compromisso com a saúde animal. Trata-se de uma vacina segura e eficaz, que ajuda a prevenir a raiva e dá tranquilidade para tutores, além de reforçar o nosso papel como aliados na luta global contra essa zoonose”, conclui a diretora da Biogénesis Bagó.

Sobre a Biogénesis Bagó

A Biogénesis Bagó é uma empresa líder global em biotecnologia no setor de saúde, produtividade e bem-estar animal. Desenvolve, produz e comercializa produtos de alta qualidade mundial para a proteção do status sanitário dos países e desempenha um papel fundamental na prevenção de zoonoses, bem como na segurança da produção alimentar.

É referência na prevenção e controle da febre aftosa e um dos principais produtores da vacina antirrábica canina e felina, sendo capaz de responder a emergências sanitárias, de forma imediata, em qualquer parte do mundo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem