Pesquisa avalia padrões de consumo de suínos em condições comerciais

 Estudo realizado pela Topigs Norsvin é destaque na Leman Conference, um dos principais eventos científicos da suinocultura mundial, realizado nos Estados Unidos

Na busca por compreender como suínos comerciais se alimentam quando criados em granjas com condições mínimas de controle ambiental, a Topigs Norsvin mostra os resultados de um estudo realizado em uma granja comercial brasileira durante a Leman Conference, realizada entre os dias 20 e 23 de setembro de 2025, em Saint Paul (Minnesota, EUA).

O evento é considerado um dos mais importantes encontros globais de ciência aplicada à suinocultura. Na oportunidade, o diretor Técnico da companhia, Marcos Lopes, aborda a análise conduzida em uma granja comercial brasileira equipada com comedouros automáticos para registro de consumo de ração individual.

Dinâmica de consumo e comportamento animal

A pesquisa analisou centenas de milhares de registros de visitas individuais de suínos em fase de crescimento e terminação e atestou que os animais apresentam dois picos principais de consumo de ração ao longo do dia (às 8h e às 17h), confirmando um padrão de comportamento de consumo de ração predominantemente diurno.

“Além de identificarmos dois picos de consumo durante o dia, observamos que o consumo aumenta conforme a idade dos animais, porém, o número de visitas aos comedouros não aumenta na mesma proporção. Mais interessante ainda, é que a duração de cada visita diminui com o tempo. Isso significa que, com o passar do tempo, os animais passam a consumir mais ração em um menor espaço de tempo, as visitas aos comedouros passam a ser mais efetivas em termos de consumo”, explica Lopes.

Saúde e eficiência produtiva

Outro resultado importante é a relação entre desvios no padrão de consumo e possíveis problemas de saúde. “Quando o comportamento do animal foge ao padrão, isso pode indicar o início de uma doença, mesmo antes do surgimento de sinais clínicos. Com isso, torna-se possível agir de forma mais rápida, garantindo bem-estar e produtividade. Em outros trabalhos realizados pelo nosso grupo de pesquisa global, também vemos que a variação do consumo diário de ração é um indicativo de possíveis enfermidades”, destaca o diretor Técnico da Topigs Norsvin.

A participação da Topigs Norsvin na Leman Conference reforça o compromisso da empresa em investir em pesquisa aplicada e em soluções práticas para apoiar produtores em todo o mundo.

Sobre a Topigs Norsvin

A empresa de genética suína Topigs Norsvin é reconhecida por sua abordagem inovadora na implementação de novas tecnologias e pelo seu foco contínuo na produção de suínos com a melhor relação custo-benefício.

Com um programa de genética robusto para fortalecimento dos seus produtos, a Topigs Norsvin faz com que os seus clientes obtenham um valor agregado significativo em sua produção. O melhoramento genético da Topigs Norsvin baseia-se em dois pilares fundamentais: sustentabilidade e eficiência, que se traduzem em um programa de genética balanceado e com maior rentabilidade.

Pesquisa, inovação e disseminação de melhorias genéticas são os pilares da empresa, que investe mais de 34 milhões de euros em P&D ao ano.

Mais informações: www.topigsnorsvin.com.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem