HCN abre vagas para programas de Residência Médica e Multiprofissional

Vagas são oferecidas por meio da Secretaria de Estado da Saúde para Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica e Atenção em Urgência e Emergência

 

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano - HCN anuncia a abertura de vagas para programas de Residência Médica e Multiprofissional. Unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED

Os programas de residência representam um avanço significativo para a formação médica especializada no interior goiano (Foto: Victor Werber/IMED)


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), abriu as inscrições para 294 vagas nos Programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde, com início previsto para 2026. Dentre essas vagas, o Hospital Estadual do Centro-norte Goiano (HCN), unidade em Uruaçu administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), oferecerá 9 vagas para Residência Médica e 6 vagas para Residência Multiprofissional.

Coordenado pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, em parceria com o Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (UFG), os processos seletivos oferecem oportunidades de formação em diversas áreas da saúde. As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 23 de outubro, exclusivamente no site do Instituto Verbena (www.institutoverbena.ufg.br).

 

Residência multiprofisisonal

Na modalidade de residência multiprofissional, regida pelo edital n.º 32/2025, são ofertadas 6 vagas pelo HCN, em Atenção em Urgência e Emergência/Trauma, com profissionais aprovados para vagas de enfermagem, fisioterapia e nutrição. Com residentes em atividade, o hospital se consolida como um espaço de aprendizado contínuo, o que reflete positivamente no atendimento à comunidade e no desenvolvimento da saúde pública regional.

Ao todo, há 90 vagas distribuídas entre outros hospitais estaduais de referência em Goiás. As áreas contempladas incluem urgência e emergência, endocrinologia, infectologia, saúde funcional e reabilitação, saúde da criança e do adolescente, enfermagem obstétrica e cirurgia em traumatologia bucomaxilofacial.

Podem se inscrever profissionais graduados em biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Os programas têm duração de dois a três anos, em regime de dedicação exclusiva, com carga horária de 60 horas semanais.

 

Residência médica

Já o edital n.º 31/2025 trata da modalidade de residência médica e o HCN possui 9 vagas abertas para os programas de Anestesiologia, Cirurgia Geral e Clínica Médica. O programa de Residência Médica, vinculado à SES-GO e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), representa um avanço significativo para a formação médica especializada no interior goiano.

No total, são ofertadas 204 vagas, em vários hospitais, em diversas especialidades de acesso direto, como anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina de emergência, medicina intensiva, neurologia, ortopedia, pediatria, psiquiatria e radiologia, entre outras.

Também há oportunidades para especialidades com pré-requisito, a exemplo de cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, reumatologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, urologia, neonatologia e medicina paliativa. A duração dos programas varia de dois a cinco anos, dependendo da área escolhida.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Instituto Verbena, dentro dos prazos estabelecidos em cada edital. O processo seletivo será composto por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e por análise curricular, de caráter classificatório. Mais informações, incluindo o cronograma completo, a distribuição das vagas por hospital e os detalhes das etapas, estão disponíveis no site do Instituto Verbena (www.institutoverbena.ufg) e no portal da SES-GO (https://goias.gov.br/saude)

 

Referência em saúde e ensino

Os programas de residência médica e multiprofissional no HCN representam um grande passo em direção a tornar o hospital não apenas em um polo de saúde, como também de ensino na área da Saúde. Os hospitais que possuem residentes têm como característica a necessidade de preceptores sempre atualizados, aptos ao ensino, o que sem dúvida beneficia a unidade e toda a população dos 60 municípios da região centro-norte do estado de Goiás atendidos pelo hospital.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem