Paciente prematuro extremo do HCN recebe alta após 4 meses de internação

Mãe do bebê conta sua emocionante história de superação e deixa agradecimento à toda equipe da unidade

 

Após 4 meses de internação na UTI Neonatal do HCN - Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, Henrique Coelho, um paciente prematuro extremo, recebe alta.

Os pais do pequeno Henrique, Wilson Júnior e Heusileia Coelho, comemoram mais uma vitória na consulta de retorno ao hospital (Foto: Divulgação/IMED)


Mais uma vez, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, unidade do governo de Goiás em Uruaçu administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), foi palco de uma emocionante história de superação. Henrique Coelho nasceu com apenas 23 semanas, o equivalente a 5 meses de gestação.  Pesando 740 gramas ele precisou passar por um parto de emergência. Foram quatro meses de internação na UTI Neonatal do hospital, enfrentando entubação e todas as complicações da prematuridade extrema, que terminaram com um final feliz: a vitória do pequeno guerreiro.

Segundo a mãe, Heusileia Coelho, a luta pela vida começou logo após o parto, quando os médicos deram apenas 1% de chance de sobrevivência. “Ficar com o Henrique aqui foi um desafio muito grande, porque nós não sabíamos o que poderia acontecer, ele nasceu com poucas chances de vida por ser muito prematuro”, relata ela.

Contudo, graças à dedicação da equipe médica e multiprofissional do HCN, o improvável aconteceu: ele sobreviveu. A mamãe passou várias noites ao lado do filho na UTI, acompanhando cada detalhe da evolução dele. O pai, emocionado com a recuperação, cumpriu uma promessa: fez a caminhada de 45km de Niquelândia até Muquém como forma de agradecimento pela vida do filho.

No dia da alta hospitalar, Heusileia gravou um vídeo saindo com o filho no colo e publicou nas redes sociais uma mensagem de agradecimento: “se você quer prova que Deus existe, te apresento Henrique". Agora, seu bebê está em casa, recebendo cuidados e acompanhamento médico, celebrando essa conquista como um verdadeiro milagre e inspirando outras famílias.

Em sua consulta de retorno no HCN, a mãe conta mais uma grande vitória: hoje Henrique já está com 5 meses e pesando 4,450 kg. “Ele saiu sem nenhuma sequela, está se desenvolvendo muito bem e isso para nós é uma alegria muito grande. Somos muito gratos ao HCN por ter nos dado essa oportunidade e por estarmos aqui podendo contar pra todo mundo essa vitória”, agradece a mãe.

 

Cuidado neonatal especializado

Referência em obstetrícia e gestação de alto risco, o HCN conta com Centro Obstétrico, UTI Pediátrica e Neonatal, a fim de garantir acesso à assistência em saúde e o melhor atendimento para as gestantes e recém-nascidos dos 60 municípios que integram a macrorregião do centro-norte do estado.

Além disso, o hospital conta com a Classificação de Atenção ao Recém-Nascido, uma inteligência artificial que orienta sobre o nível de cuidado necessário para bebês, ajudando a reduzir a mortalidade infantil com atendimentos personalizados.

O projeto-piloto foi iniciado em outubro de 2023 na unidade e, desde então, já avaliou mais de 2.500 recém-nascidos. A equipe médica insere os dados do bebê e a IA gera classificações e recomendações de cuidado, auxiliando na priorização do atendimento. Durante a internação, os bebês são acompanhados por equipe multidisciplinar e, na alta, os familiares recebem orientações específicas.

Através de iniciativas como essa, o HCN busca cada dia mais fortalecer a qualidade da assistência neonatal na região, contribuindo para a redução da mortalidade infantil. O projeto segue em monitoramento contínuo e salvando muitas vidas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem