Barbearia VIP aposta em geomarketing para impulsionar expansão e resultados da sua franquia

Por meio de uma plataforma que analisa dados geográficos, a rede identifica o potencial de cada região e aponta os locais com maiores oportunidades de crescimento



Sempre aliada à inovação, a Barbearia VIP é a maior rede de barbearias da América Latina. A marca foi uma das pioneiras ao trazer um novo conceito de barbearia para o país e, atualmente, conta com uma ferramenta que une inteligência artificial ao visagismo, permitindo ao cliente visualizar como ficará seu novo visual antes mesmo da execução do serviço. Com mais de 50 unidades espalhadas pelo país e faturamento anual de R$ 26 milhões, um dos recursos que mais contribuíram para o crescimento da rede foi o geomarketing — estratégia que utiliza dados geográficos para analisar e direcionar ações de marketing com base na localização do público e do mercado. Em 2015, a Barbearia VIP criou uma plataforma interna de geomarketing. Por meio da estratégia e também ferramentas de IA, a rede consegue monitorar áreas mais promissoras para o serviço, assim como definição da persona, verificando se a unidade em si atende áreas mais distantes, periodicidade que o cliente volta à barbearia e também serviços mais contratados. Com base nesses dados, a rede consegue tomar decisões muito mais assertivas que contribuem de forma direta com melhores resultados para os seus clientes.

“É uma solução que traz vantagens para a rede e oferece um melhor faturamento aos franqueados. Na Barbearia VIP, a inovação não é um projeto — é parte da nossa cultura. Está presente no nosso DNA. Temos todo o cuidado de transmitir essa inovação e tecnologia aos nossos franqueados. Uma unidade da Barbearia VIP jamais é aberta em um local sem potencial de vendas. Com a nossa plataforma de geomarketing, analisamos detalhadamente o mercado onde a franquia será instalada. Dados como público-alvo, concorrência e circulação de pessoas são avaliados de forma minuciosa, garantindo assertividade na escolha da região. O franqueado conta com suporte, tecnologia e treinamento completo da Barbearia VIP para alcançar os melhores resultados”, comenta Victor Conceição, CEO da Barbearia VIP.

Mais do que uma barbearia, a Barbearia VIP é um verdadeiro centro de estética masculino, oferecendo também serviços como tatuagem, remoção de tatuagem, podologia e massagem. Suas unidades proporcionam uma experiência completa, com atrativos como cerveja, água e café gratuitos, mesa de bilhar, videogames e fliperamas. Esses recursos transformam a Barbearia VIP em um espaço de convivência masculina, onde os clientes se reúnem para conversar e relaxar.

“Os nossos serviços são excelentes, mas toda a estrutura que oferecemos também contribui para aumentar o engajamento com o nosso público-alvo. De certa forma, a Barbearia VIP é reconhecida por essa experiência de consumo diferenciada, que cuida de cada detalhe para o bem-estar do cliente. Na visão do franqueado, os dados de geomarketing permitem desenvolver campanhas de tráfego que ampliam ainda mais a visibilidade e a credibilidade online”, conclui Victor.

O investimento inicial para abrir uma franquia da Barbearia VIP parte de R$ 280 mil, com prazo médio de retorno estimado em 24 meses.

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