HCN forma duas novas turmas em Residência Médica

A conquista reafirma o papel do HCN como polo de ensino e formação profissional no Estado 

 

Formatura histórica da primeira turma de residentes em Cirurgia Geral e segunda em Clínica Médica no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN).
 
Formandos da primeira turma de residentes em Cirurgia Geral e da segunda turma de Clínica Médica. (Fotos: Victor Weber/IMED) 

 

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), celebrou no dia 11 de fevereiro mais um marco histórico em sua trajetória como referência: a formatura da primeira turma de residentes em Cirurgia Geral e da segunda turma de Clínica Médica. Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o programa de Residência Médica representa um avanço significativo para a formação médica especializada no interior goiano.    

 

Além dos programas de residência em Clínica Médica e Cirurgia Geral, o HCN possui formação em Anestesiologia e, a partir deste ano, a unidade passa a ofertar também vagas nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Oncologia Clínica. Todos esses programas são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), órgão federal responsável por regular e supervisionar a residência médica no Brasil, garantindo o padrão ouro na formação de especialistas. 

 

“Hoje celebramos não apenas a entrega de títulos de especialistas aos formandos, mas também a consolidação de um projeto de excelência em saúde para o Estado com os programas de residência médica. Ver a segunda turma de Clínica Médica e a histórica primeira turma de Cirurgia Geral se formando é testemunhar a maturidade de um hospital que nasceu para ser gigante e fazer a diferença na vida da população goiana”, ressalta o diretor assistencial do HCN, João Batista da Cunha. 

 

A cerimônia de formatura ocorreu no auditório do hospital e contou com a presença de familiares, profissionais de saúde da região, políticos e das diretorias do HCN e do IMED. Com residentes em atividade, a unidade se consolida como um espaço de aprendizado contínuo, o que reflete positivamente no atendimento à comunidade e no desenvolvimento da saúde pública regional. 

 

Programas de Residência  

 

Formatura histórica da primeira turma de residentes em Cirurgia Geral e segunda em Clínica Médica no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN).

 

A cerimônia ocorreu no auditório do hospitalcom a presença de familiares, profissionais de saúde da região, políticos e das diretorias do HCN e do IMED. 

 

No início de 2025, o HCN comemorou a formatura de sua primeira turma de residência em Clínica Médica e agora dá mais um grande passo em direção ao fortalecimento da regionalização da saúde em Goiás. A Residência Médica é considerada a forma de especialização médica mais eficiente do Brasil, sendo uma modalidade de pós-graduação com aprendizado supervisionado em serviço que, ao seu final, confere ao médico o título de especialista naquela área. 

 

O residente e orador da turma de Cirurgia Geral, Vitor Ribeiro Novaes, destaca a importância do programa de residência para a sua formação profissional e para a assistência à saúde da região. “Após três anos temos o término desse programa em um hospital que proporciona um ensino de excelência, em termos de estrutura, na parte acadêmica e assistencial. Muita gratidão ao HCN e aos meus mestres, por me proporcionarem essa grande mudança na minha vida. 

 

“Me senti muito acolhida por todos os profissionais, preceptores e colegas, algo que contribuiu muito para minha experiência na residência médica, uma fase muito importante na vida de todo estudante de medicina. Hoje me sinto feliz e orgulhosa de me formar no HCN e muito segura de sair daqui como uma profissional especialista”, afirma Rafaela Magalhães Costa, residente em Clínica Médica. 

 

O HCN possui também o programa de Residência Multiprofissional, oferecendo especializações em Atenção em Urgência e Emergência/Trauma. Com residentes médicos e multiprofissionais em atividade, a unidade se estabelece como referência no Estado e como um espaço de aprendizado contínuo, o que sem dúvida beneficia a unidade e toda a população dos 60 municípios da região centro-norte do estado de Goiás. 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem