Com obras 100% concluídas, projeto vai possibilitar aumento da capacidade de transmissão entre a região norte de Minas Gerais e São Paulo
A Neoenergia acaba de entregar o último trecho da linha de transmissão Alto Paranaíba. Com a finalização das obras e a entrada em operação comercial, o projeto aumenta a capacidade de transmissão entre a região norte de Minas Gerais e São Paulo, considerando potenciais atualizados, mais aderentes ao contexto atual de expansão das fontes de energia renováveis. Com isso, a Neoenergia agrega cerca de R$ 432 milhões à Receita Anual Permitida (RAP), considerando todo o projeto.
“É com muito orgulho que entregamos o último trecho deste projeto. Temos equipes qualificadas e focadas em suas entregas. Isso é um reflexo do compromisso da Neoenergia com a excelência e o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro”, disse Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.
As obras foram concluídas com mais de 21 meses de antecipação do prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com investimentos de aproximadamente R$ 4,3 bilhões. Dessa forma, a Neoenergia reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a transição energética no Brasil, que demanda maior integração e reforço da transmissão de energia.
O lote Alto Paranaíba foi arrematado pela companhia no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL n° 001/2022) e conta com a maior linha de transmissão da Neoenergia, com 1.600 quilômetros de extensão, 3.250 torres. O projeto também implantou uma nova subestação (Ponte Nova 3 com 500kV) e ampliou outras cinco.





.jpg)