Redes sociais: qual a melhor para minha campanha?


O candidato deve ter no mínimo um perfil no Facebook, Instagram e Twitter. Isso é o básico


O uso crescente da internet pelas pessoas e organizações tornou a corrida eleitoral muito mais dinâmica, exigindo que os candidatos fiquem atentos a tudo que acontece. Por isso, deve-se analisar se as redes sociais escolhidas para sua campanha eleitoral vai trazer forças, ou apenas vai demandar tempo e dinheiro para a sua campanha. Fique atento às atividades, como produção de conteúdos, monitoramento e interações, por exemplo.

A criação de uma campanha política nas redes sociais é o segundo passo de uma decisão anterior, a de ter uma presença digital séria, constante e bem estruturada e, para isso, o candidato deve ter no mínimo um perfil no Facebook, Instagram e Twitter. Isso é o básico!

Não saia criando perfis em todas as redes sociais. Tenha foco.
Facebook
O Facebook é, sem dúvida, a rede social mais popular e uma plataforma interessante porque permite a customização da interface. Páginas (fanpages) podem integrar aplicativos e personalizar as experiências do seus seguidores. Sua principal vantagem está no fato de que você pode criar campanhas e impulsionar as suas postagens para que elas alcancem uma audiência bastante segmentada. Isso quer dizer que a sua voz irá atingir exatamente quem você quer que ouça.

Além disso, o Facebook tem, por característica, usuários que realmente gostam de compartilhar e interagir com as publicações. Isso quer dizer que se o seu conteúdo for relevante e de qualidade, seus seguidores vão se sentir propensos a divulgarem a sua marca e virarem verdadeiros embaixadores do seu trabalho.

Instagram
Imagens já mostraram ser muito efetivas quando o assunto é mídias sociais, e o Instagram é uma das redes mais populares quando se trata de compartilhamento de imagem para dispositivos móveis. O aplicativo é excelente para a divulgação de fotos, vídeos curtos através dos stories e longos, através do IGTV. No Instagram, você pode, de um jeito espontâneo, atrair engajamento para o seu perfil, através de linguagem objetiva e próxima do seu público-alvo, interagir com a sua audiência. O melhor de tudo é que, por ser um aplicativo para celular, você será capaz de alcançar e aproximar o seu público onde ele estiver, através das hashtags e do serviço de localização.

Twitter
O Twitter é uma plataforma semelhante a um blog, porque permite atualizações constantes e frequentes: os usuários podem enviar mensagens contendo até 280 caracteres, e estas podem conter imagens, vídeos, enquetes e links. O Twitter é uma rede social poderosa exatamente porque se propõe a ser um jeito rápido e fácil de disseminar informação. Por meio dele, você consegue oferecer conteúdo relevante ao seu público-alvo, compartilhar as novidades mais recentes, manter o olho nos demais candidatos, partidos ou movimentos políticos, e finalmente, pode fazer dele um canal a mais de atendimento ao seu público.

Com frases inteligentes e atrativas, você consegue construir a voz da sua marca e criar campanhas efetivas, e com isso, aumentar a audiência.

Youtube
O Youtube é a maior ferramenta de buscas de vídeos do mundo. Se caracteriza por ser uma “rede social” exclusiva para vídeos.

Atualmente o Youtube sai na frente no quesito “organização”. Os vídeos podem ser encontrados por meio de canais e usuários, além de uma galeria relacionada aos temas específicos e pesquisas. Uma grande vantagem do YouTube é que um vídeo antigo pode ser encontrado e ranqueado facilmente por meio de playlists, relevância e pesquisas. O Youtube é referência em qualidade do conteúdo. Com vários “youtubers” gerando um tráfego para vários outros vídeos, podendo favorecer o seu, o número de visualizações diárias é extremamente alto.

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