Você sabe quem é você? 

 

Desde pequenos somos ensinados sobre muitas coisas que fortalecem o nosso relacionamento com outras pessoas. Como se portar diante dos outros, qual a verdadeira forma de ser educado com o próximo, como ser empático… Todos esses ensinamentos compõem uma pessoa que é considerada simpática. Todavia, embora seja muito importante todos esses aprendizados para se conviver em sociedade, existem outras atitudes que precisamos tomar para preservar o maior relacionamento que temos: o individual, que rege não só a nossa convivência consigo mesmo, mas como também com as outras pessoas.

Na Bíblia, o livro mais vendido do mundo, há o seguinte mandamento: “Ame ao próximo como a ti mesmo”. Porém, como uma pessoas conseguirá amar a outra se ela não ama a si mesma? Para João Gonsalves, terapeuta criador da técnica de autoconhecimento Autosofia, “dessa frase, podemos tirar mais do que apenas o fato de amar o próximo. Aqui também é possível entender que o amor por si mesmo, o autoconhecimento, é necessário para conhecer e conviver com outras pessoas”. 

Embora o autoconhecimento seja essencial para o bom convívio em sociedade, já que é necessário se conhecer primeiro antes de conhecer o próximo, muitas pessoas acabam por desprezar esse aprendizado. “O autoconhecimento é mais do que apenas entender os seus gostos. Se autoconhecer é entender de onde você veio, por que está aqui e até mesmo para onde irá”, explica o terapeuta. 

Com o objetivo de entender mais sobre a ciência do autoconhecimento, após uma jornada de busca pelo conhecimento de si mesmo, o criador da Autosofia,  autor e terapeuta transpessoal João Gonasalves aprofundou-se em questionamentos como "Quem determina o que eu vou viver?”; “Quem decide se vou ser saudável ou doente?”; “Quem decide se vou ser próspero ou vou viver em escassez?”; “Quem decide se vou ser feliz ou infeliz no campo romântico afetivo?”. Segundo o pesquisador, buscar respostas dentro do ser humano, leva ao entendimento e ao acesso direto da verdade, sem que sejam necessários intermediários, pessoas iluminadas, mestres, ou outros canais.

João Gonsalves afirma, no livro de sua autoria "Quem é você? Eu te ajudo a se lembrar", que o ser humano pode alcançar a plenitude em todos âmbitos de sua vida se possuir total autonomia sobre sua vida afetiva, financeira, sobre sua saúde, desenvolvimento intelectual, sabedoria e inteligência. Ainda explica que a maior parte desse livro é uma coletânea de respostas obtidas em estado expandido de consciência: "Através das sessões de Autosofia, muitas pessoas já acessaram uma sabedoria especial e única, desvendando mistérios das suas próprias vidas e de questões da sociedade''.

Olhar para dentro e questionar com a mente aberta sobre a contribuição pessoal na realidade que se vive, é essencial para poder levar uma vida tranquila em que se compreende mais sobre controle e liberdade. Expandir a consciência é ter autonomia sobre sua própria vida, de modo a compreender que é você mesmo quem define o que é, o que quer ter, fazer ou ser. Por meio da Autosofia esse processo de conscientização é facilitado e as pessoas iniciam uma trajetória mais cientes de quem são e mais capazes de realizarem o que desejam para si.

Serviço: João Gonsalves

Terapeuta e Assessor de Autoconhecimento

Fone: (11) 98203-1215

E-mail: joaodedeusjd@uol.com.br

Site: www.joaogonsalves.com.br

Endereço: Estrada Manoel Lages do Chão, 1335 - Cotia - São Paulo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem