Com quase 200 inscritos, começa Curso Básico de Primeiros Socorros dos dos Centros de Juventude do GDF


  Começou nesta segunda-feira, 21, pela manhã, a aula magna da Oficina de Primeiros Socorros promovida pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal por meio dos Centros de Juventude. do GDF


Com o objetivo de capacitar os jovens sobre os primeiros socorros, tornando-os aptos a agirem com o propósito de diminuir possíveis complicações, sequelas e até mesmo óbito decorrentes da falta dos primeiros socorros, a aula magna conduzida por Raquel Magalhães, quem também é professora dos Centros de Juventude, contou com a participação de Kedson Rocha, secretário de Juventude do Distrito Federal, do deputado Delmasso, vice-presidente da CLDF, de Renata Oliveira, presidente do IECAP e com os profissionais que compõem os Centros de Juventude do Distrito Federal.

Ao dar boas-vindas para os alunos, o chefe da pasta reforçou o compromisso da Sejuv de promover dignidade para juventude. "Eu sempre faço questão de dizer que a nossa missão como Sejuv é promover a dignidade para os jovens, e as oportunidades que temos proposto por meios dos Centros de Juventude fazem parte desse propósito. Para cada novo aluno, desejo boas-vindas, e torço para que aproveitem tudo que está sendo oferecido, agarrem essa oportunidade, se qualifiquem e busquem sempre conhecimento, porque é a única coisa que você adquire e ninguém tem o poder de tirar. Aproveito esse momento para agradecer ao deputado Delmasso, que tem destinado emendas para execução de políticas públicas para juventude e participado ativamente na promoção e construção da dignidade que tanto falo. Agradeço ainda, o governador Ibaneis, que tem confiado em nosso trabalho e é um apaixonado pela juventude".

Na sequência, o deputado Delmasso falou da importância do trabalho dos Centros de Juventude. "A oportunidade gera dignidade que é o que todos nós lutamos todos os dias para ter. E aqui, com esse curso, vocês estão tendo uma excelente oportunidade. Para muitos talvez seja a única oportunidade que terão, mas não desistam, se agarrem a essa oportunidade e não desistam jamais dos seus sonhos. Aproveito a oportunidade para mais uma vez parabenizar a atuação dos Centros de Juventude pelo excelente trabalho que vem realizando", declarou.

Ainda na oportunidade, Romilson Oliveira, coordenador geral dos CJs aproveitou o momento para falar do carinho especial e da didática da professora. "A professora Fernanda tem uma facilidade de passar o conhecimento para as pessoas, com um jeito meigo e uma excelente didática. Depois desse curso eu tenho certeza que algumas chaves serão viradas e com certeza portas se abrirão para vocês. A Fernanda é uma profissional e professora excelente, não somente pela facilidade que ela tem de passar o conhecimento adiante, mas principalmente pelo amor com que ela faz isso", afirma.

E para motivar os alunos, Fernanda, convidou Maria Alice, que foi aluna da primeira edição da Oficina de Primeiros Socorros e do Curso Profissionalizante de Cuidador de Idosos, para compartilhar sua experiência com os novos alunos. "Eu queria dizer que esses cursos transformaram a minha vida e com o conhecimento que eu adquiri, eu já pude colocar em prática e prestar os primeiros socorros em duas ocasiões diferentes. Aproveitem essa oportunidade, não desistam porque vale muito a pena", incentivou a ex-aluna.

Para a presidente do IECAP, Renata Oliveira, mais importante do que dar o primeiro passo é continuar a caminhada. "Sei dos desafios que cada um enfrenta para estar aqui hoje e por isso quero motivá-los a permanecerem e a agarrar essa oportunidade como colocado aqui pelo deputado Delmasso. Quero ter o prazer de poder entregar o certificado de conclusão dessa oficina em mãos para todos vocês, por isso, permaneçam e não desistam dos seus sonhos".

Formada em Enfermagem, atuando há mais de 11 anos na área de assistência e também professora do Curso Profissionalizante de Cuidador de Idosos dos CJs, Fernanda Pereira, deu início a aula compartilhando dois vídeos com os alunos e convidando-os a refletirem. "Cuidar é um ato de amor. A nossa missão é cuidar do próximo e aqui vocês irão aprender muito mais do que técnicas para prestarem os primeiros socorros, aprenderão como fazer a diferença na vida dos outros", afirmou.

As inscrições para as atividades do CJ são feitas no site da organização IECAP – Agência de Transformação Social. Todos os cursos e oficinas ministrados no CJ são gratuitos e terão emissão de certificados para aqueles que concluírem pelo menos 75% das atividades propostas. Os requisitos para participação são: ter entre 15 e 29 anos, residir no Distrito Federal e possuir recursos necessários para realização do curso à distância.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem