Guará cidade inteligente

Com apoio da Setur-DF, Codese-DF lança Hackacity, programa que quer transformar a satélite em uma cidade mais inclusiva e sustentável


Na próxima segunda-feira (4/10), acontece o lançamento das ações com foco no turismo do programa "Hackacity Guará - Mutirão Cidade Inteligente". A iniciativa, desenvolvida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF www.codesedf.org.br) com apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF www.turismo.df.gov.br), tem como objetivo tornar o território mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável. A viabilização técnica do projeto também tem apoio da sociedade e do Conselho de Cultura do Guará.


O evento, que será realizado na Escola Técnica do Guará, parceira do projeto, seguirá todos os protocolos de prevenção à covid-19 e contará com a participação da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; do presidente do Codese DF, Leonardo Ávila; da administradora do Guará, Luciane Quintana; da diretora da Escola Técnica do Guará, Gisele Rejane Souza Calovi; e do deputado distrital Leandro Grass.

A secretaria de Turismo do DF vem trabalhando nos últimos meses na estruturação, identificando e visitando cada um desses locais para conhecer os pontos turísticos fortes e aqueles que precisam ser melhorados.  "Qualificamos os colaboradores das cidades em parceria com os administradores regionais, que são muito comprometidos com a população e têm feito um trabalho maravilhoso. Elaboramos um miniguia muito bonito – em inglês e português – com explicações e fotos de cada monumento. Todo esse material também fica disponível no site da Administração e da Secretaria", observou a secretária, Vanessa Mendonça.


"O CODESE-DF tem muito orgulho de ser a instituição parceira na realização do Hackacity Guará, junto com o Espaço Multiplicidade, especialmente por ser um projeto que na sua essência visa a melhoria da qualidade de vida da população, que é o nosso principal objetivo. Agradeço a todos os apoiadores do projeto, nas pessoas do Deputado Leandro Grass, da Secretária de Turismo Vanessa Mendonca e também de toda equipe da Administração Regional do Guará", disse Leonardo Ávila, presidente do Codese-DF.

Essa primeira iniciativa do Hackacity Guará conta com recursos de R$ 180 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado distrital Leandro Grass investidos no projeto por meio da Setur-DF. A etapa inicial do programa é composta por três fases:

Fase 1 - produção de oito unidades de vídeo de cinco minutos sobre os seguintes conteúdos:

  *   Vídeo da história do Guará do nascimento até os dias atuais.
  *   Vídeo de contextualização da cidade do Guará como área turística mostrando restaurantes e pontos turísticos gerais da cidade;
  *   Park sul como polo hoteleiro importante fora do eixo do Plano Piloto;
  *   Feira do Guará — identificar como o "mercado municipal" do DF;
  *   Rota gastronômica do Guará;
  *   Projetos culturais do Guará e espaços físicos;
  *   Museus: Disco de Vinil e do Reggae;
  *   Parque Ezequias Heringer o maior Orquidário endêmico do cerrado.


Fase 2 - Lançamento de canal de Youtube e realização de 12 lives:

  *   01 Canal no Youtube <https://www.espacomultiplicidade.com.br/blog/hashtags/HackacityGuar%C3%A1> #HackacityGuará<https://www.espacomultiplicidade.com.br/blog/hashtags/HackacityGuar%C3%A1> lançado, com vídeos.
  *   12 Webinários ou Painéis temáticos on-line, trazendo convidados e especialistas de gastronomia da cidade onde serão abordados temas alinhados à Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e a proposta de elaboração do Guia do Guará colaborativo.


Nesta fase, as lives seguirão a linha de pensamento prevista na Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e abordarão temas essenciais para o desenvolvimento inteligente do território guaraense, como as vocações turísticas e regionais locais e potencialidades e demandas da região.

Fase 3 - Oito horas de atividades diversas:

  *   10 paineis nas seguintes temáticas: Empreendedorismo Social e Economia Criativa; Gastronomia; Moda; Meio ambiente e Sustentabilidade (Horta comunitária do Guará); Inteligência Artificial; Cidades inteligentes; Diversidade; Games; Mobilidade; Esportes no Guará.
  *   5 palestras;
  *   2 vídeos: incluindo um com os resultados do projeto.



Serviço:

Lançamento oficial das ações do Projeto HackacityGuará - Mutirão Cidade Inteligente (Tema: Turismo)

Data: 04/10/21 (segunda-feira)

Hora: 9h

Local: Escola Técnica do Guará (EQ 17/19, Lote A - Guará II)

Realização: Hackacity Hub - Guará DF / Codese-DF

Fomento: Secretaria de Turismo do DF

Apoio: Sebrae-DF / Administração Regional do Guará

Parceria: Espaço Multiplicidade / Jornal do Guará / Conselho de Cultura do Guará / Guará FM (98,1)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem