José Lino Souza Barros deixa o comando do Rádio Vivo e passa a ser a "voz" do Projeto Memória Itatiaia

Em decisão conjunta com a emissora, jornalista fará sua despedida em 15 de novembro, dia em que completará 45 anos à frente do programa



Líder de audiência em Minas e a segunda no país na preferência dos ouvintes, a Rádio Itatiaia entra em um novo momento da sua história. José Lino Souza Barros, um dos maiores comunicadores da emissora, deixará o comando do Programa Rádio Vivo para assumir o Projeto Memória Itatiaia, marco das comemorações pelos 70 anos da rádio. O anúncio, feito aos ouvintes na manhã desta sexta-feira, após a divulgação interna à equipe, é fruto de uma decisão conjunta entre o jornalista e a emissora.

José Lino se despedirá do Rádio Vivo em 15 de novembro, no exato dia em que o programa completará 45 anos no ar. Considerado um dos mais antigos do rádio nacional com o mesmo apresentador e o primeiro em Minas no formato talk show, o Rádio Vivo vai ao ar de segunda a sábado, das 10h às 11h30, numa das maiores audiências da Itatiaia. O nome do substituto ainda será anunciado.

Lino, como é carinhosamente chamado pelos ouvintes, foi o nome escolhido pela emissora para ser “a voz” do projeto Memória Itatiaia, que vai contar no rádio, no site e nas redes sociais da emissora a história dos grandes nomes da Rádio de Minas (no site www.itatiaia.com.br já é possível acompanhar algumas dessas biografias).

No projeto, caberá a José Lino conduzir as entrevistas com os profissionais que escreveram e escrevem a história da Itatiaia e narrar a vida daqueles que já se foram. O Minuto da Bíblia, que passará a ser transmitido diariamente às 6h da manhã, também terá a voz marcante e inconfundível de José Lino Souza Barros.

Nas palavras do comunicador, os anos dedicados ao Rádio Vivo consolidam uma jornada de cumplicidade com o ouvinte, com prestação de serviços, e de construção de grandes amizades. “Esses 45 anos de Rádio Vivo foram de muita realização, prestação de serviços à cidade e de cumplicidade com o ouvinte. Sempre praticamos um jornalismo sério, independente, voltado para a cidadania e a cultura, fazendo valer um dos slogans do programa: Rádio Vivo – o programa que respeita a sua inteligência. Encerrando agora um ciclo nesses 45 anos de programa, ficam momentos de muita emoção e grandes amizades feitas nessa trajetória”.



Para Diogo Gonçalves, presidente da Itatiaia, José Lino Souza Barros é motivo de orgulho para a história da emissora. “Estamos particularmente felizes em saber que José Lino estará conosco sendo a voz da Itatiaia no projeto pelos 70 anos da emissora. Lino é um ícone da história do rádio brasileiro. É uma honra chegarmos a sete décadas de existência com uma trajetória construída por profissionais como o José Lino”.

Vice-presidente da Itatiaia, João Vítor Xavier aponta que José Lino Souza Barros é um dos símbolos da emissora. No Projeto Memória Itatiaia, destaca João Vítor, Lino “vai fazer o resgate da história da Itatiaia para a eternidade”. A diretora de jornalismo, Maria Cláudia Santos, que foi parceira de José Lino na produção do Rádio Vivo, diz que se sente emocionada em participar desse momento na carreira do comunicador. “O Lino é uma referência de dedicação e excelência no que faz. Tive a honra de começar no rádio ao lado dele que, para mim, representa modelo de amor, respeito e de dedicação ao rádio".

Rádio Vivo

Em novo formato a partir de 16 de novembro, o Programa Rádio Vivo continuará sendo exibido no mesmo horário. Muitas novidades estão por vir. Famoso por reunir em um só produto a utilidade pública, o entretenimento e a informação ágil do jeito que o mineiro gosta, o Rádio Vivo seguirá com o mesmo nome, uma das grandes marcas do radialismo nacional.

Sobre José Lino Souza Barros

Ícone do rádio brasileiro, José Lino Souza Barros iniciou sua carreira na Itatiaia no dia 24 de março de 1957. Uma jornada de 64 anos, que se confunde com a própria história da emissora. Ele é o único apresentador doRádio Vivo desde a criação do programa, há 45 anos.

Quem está acostumado a ouvir a sua voz grave, todas as manhãs, nem imagina, mas é dele a voz da vinheta do assobio “Ita (assobio) tiaia”, marca registrada da Itatiaia.

José Lino foi o primeiro locutor do Brasil e das Américas a falar, via satélite da Europa, para o Continente Americano e a primeira voz do rádio no Mineirão, na inauguração do estádio em 5 de setembro de 1965. Ao longo de 46 anos, comandou, pela Itatiaia, a cobertura anual da Semana Santa, direto do Vaticano.

No Rádio Vivo inaugurou o talk show em Minas, modelo que serviu de inspiração para o rádio do Estado. Ao longo de 45 anos de programa, José Lino tem conduzido com talento e competência entrevistas e debates sobre temas variados. Como o próprio nome diz, o Rádio Vivo se tornou referência nacional porque cumpre a proposta de fazer um rádio verdadeiramente vivo, com jornalismo autêntico e ético, ao mesmo tempo que oferece entretenimento e diversão aos ouvintes. Conheça mais sobre José Lino de Souza Barros, clicando aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem